Quero afirmar que estou muito satisfeito com o atendimento. Já estamos quase um ano com a Unidade...
Ver Todos






Missão Home Angels

Oferecer cuidado humanizado com respeito às necessidades físicas, emocionais e culturais de nossos clientes. Preservar a rotina familiar e estimular a independência de nossos assistidos.

Somos
seres humanos
cuidando
de seres humanos

Recém Nascidos

Home | Recém Nascidos



Todo bebe do nascimento até o 28° dia de vida é chamado de recém-nascido.  Durante o período de internação o bebe ficará aos cuidados dos pais e da equipe médica. Após esse período, ambos irão para a casa, onde os pais iniciarão os cuidados sozinhos. As responsabilidades primárias dos pais são fornecer alimentação, vestimenta e higiene: os requisitos básicos da vida humana.

O leite materno deverá ser o alimento exclusivo do bebe até os 06 meses e é um momento único de vinculo entre mãe e bebe. O leite materno é a nutrição vital e satisfaz a necessidade física mais básica da criança. Ao mesmo tempo, supri uma profunda necessidade psicológica de amor e atenção. Enquanto o bebe é alimentado, segurado e embalado pela mãe, está se acostumando com o seu toque e a sua voz.  

As vestimentas do bebe devem ser lavadas, antes do uso. Segundo pediatras nada deve entrar em contato com a pele delicada do bebê antes de ser devidamente higienizado, devido a poeira e ácaros que podem acumular. Nada de grave acontecerá, se as roupas não forem higienizadas, mas podem aparecer algumas irritações cutâneas.

Um dos momentos que costuma preocupar os pais é relativo à higiene corporal e bucal do bebe. O ideal é um ou dois banhos por dia e com sabonete neutro. O uso de antisséptico tira a proteção da pele, além de não ser indicado o uso de xampus e perfumes. Entretanto, a cada troca de fralda o ideal é fazer a higiene com água morna e algodão, a fim de evitar assaduras. A higiene bucal, por sua vez, deverá ser realizada com uma gaze, ou ponta de uma fralda, umedecidos em agua limpa, a fim de retirar os resíduos de leite.

O recém nascido, também, precisará realizar alguns exames, que precisam ser feitos nas primeiras horas ou dias de vida.

- Tipagem sanguínea
É a identificação do tipo de sangue – A, B, AB ou O – e seu fator Rh – positivo ou negativo. A análise é feita a partir da amostra de sangue colhida para o teste do pezinho, 48 horas depois que o bebê nasce.

- Teste do pezinho básico

Amostra de sangue retirada do calcanhar do bebê ou de uma veia. A coleta se faz depois de 48 horas, pois o recém-nascido deve ter sido alimentado.

- Teste do pezinho ampliado 
A extensão do teste varia, com exames para identificar até 30 doenças diferentes.

- Teste da orelhinha ou triagem auditiva
Verifica, com equipamentos, se o bebê escuta perfeitamente. Deficiências auditivas detectadas cedo facilitam a reabilitação e a aquisição da fala.

- Reflexo vermelho  ou teste do olhinho
É o exame com um oftalmoscópio, aparelho que emite luz e produz uma cor avermelhada e contínua nos olhos saudáveis, descartando a presença de tumores ou de catarata.

Sabe-se que a vinda de um recém-nascido para a casa altera a rotina dos pais, principalmente da mãe, que precisa estar disponível por 24 horas para os cuidados básicos a esse bebe. Assim sendo, é comum que nessa fase a mãe não tenha tempo hábil para cuidar de outras esferas que envolvem o nascimento de seu filho, como organizar as vestimentas, lavá-las, preparar sua própria alimentação.

A Home Angels tem cuidadores especialistas em atender recém-nascidos, se responsabilizando por auxiliar a mãe nos cuidados com o bebe, no que tange a vestimenta e higiene. Também acompanhará em consultas médicas, tanto do recém-nascido, quanto da mãe. Poderá fazer parte das responsabilidades do cuidador, preparar alimentação saudável da mãe, controlar a ingestão de água e medicamentos, bem como fornecer conforto emocional em casos de depressão pós parto.

 




Solicite uma avaliação diagnóstica gratuita

Para expor suas necessidades e conhecer nossos planos e atendimento,
contate a Home Angels mais próxima



Newsletter Home Angels. Deseja manter-se informado?

A Home Angels Brasil envia mensalmente seu newsletter com dicas e informações importantes para familiares e idosos.