"Daniele bom dia. Médico retirou dreno e sonda. Agradeço sua atenção e colaboração. Com isso encerr...
Ver Todos






Missão Home Angels

Oferecer cuidado humanizado com respeito às necessidades físicas, emocionais e culturais de nossos clientes. Preservar a rotina familiar e estimular a independência de nossos assistidos.

Somos
seres humanos
cuidando
de seres humanos

NOTÍCIAS

Veja as pessoas que recomendam a Home Angels

Home | Notícias




Como escolher cuidadores de idoso?


Escolher um bom cuidador de idosos é essencial para o conforto e segurança da sua família, mas também é uma grande responsabilidade para quem busca um profissional.

É preciso estar atento aos pequenos detalhes para escolher um profissional qualificado e que se adeque às necessidades da família.


Primeiramente é importante buscar por uma empresa séria, que seja especializada no cuidado de idosos, que tenha boas referências e que possua profissionais capacitados para acompanhar a rotina do assistido.



Requisitos necessários


Ser paciente - É imprescindível que o cuidador tenha paciência com o idoso e saiba tratá-lo com carinho e atenção. O cuidador será companhia constante do idoso, por isso deve haver empatia entre ambas as partes.  



Possuir curso técnico na área da saúde ou de cuidador - Se certificar que o cuidador seja especializado no cuidado com o idoso, para evitar imprevistos depois da contratação.



Responsabilidade - O cuidador deve ter responsabilidade quanto a horários e rotina do idoso.


Pontos a serem analisados


 Na hora de conversar com o possível cuidador, é importante analisar seu comportamento emocional, se ele tem a paciência necessária para o tipo de trabalho.



Buscar informações do perfil do candidato e pedir referências de trabalhos anteriores, também é fundamental. É importante apresentar o futuro cuidador para o assistido, os dois precisam se dar bem.
A Home Angels acredita na importância do convívio familiar como auxiliar na recuperação de quadros de saúde de idosos.


Os cuidadores Home Angels, além da formação técnica, são treinados para cuidar de idosos como eles precisam, promovendo sua independência e auxiliando-os na realização das atividades pré-estabelecidas, visando preservar as funções existentes e estimular as deficitárias.




Para avaliação sem compromisso na Home Angels Nova Campinas ligue: (19) 3201-8467 / (19) 98364-4366.


______________________________________________________________________________________________________ 


 



Outubro Rosa


O outubro rosa surgiu para alertar a população sobre o câncer de mama e conscientizar as mulheres da importância de fazer o autoexame todos os meses. 


O câncer de mama é o câncer mais diagnosticado em mulheres em todo o mundo, por isso é muito importante que seja identificado logo no início. 



Sintomas do câncer de mama



O câncer de mama no início é assintomático, por isso as formas mais fáceis de descobrir é realizando o autoexame e frequentando um médico regularmente.

Existem algumas alterações físicas que podem ser identificadas no câncer de mama.



- Dor ou inversão do mamilo.


- Vermelhidão ou descamação do mamilo ou da pele do seio.

- Aparecimento de nódulos (caroços) no seio ou na axilas,  podendo apresentar dor ou não.

- Presença de secreção pelo mamilo.

- Inchaço irregular em parte da mama, que pode ficar  quente e vermelha.

- Rugosidade semelhante à casca de laranja



A prática de atividade física é muito importante na prevenção do câncer de mama.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 25% dos casos de câncer de mama e de cólon poderiam ser evitados se os pacientes praticassem exercícios físicos por, pelo menos, 2 horas e meia por semana.



Alguns dos fatores de risco para o câncer de mama estão relacionados ao estilo de vida, como por exemplo o uso de pílulas anticoncepcionais, ter o primeiro filho após os 30 anos, obesidade e o uso de álcool. 



Além do autoexame que deve ser realizado todos os meses, a mulher também deve ter acompanhamento médico regularmente. Em caso de mulheres com caso de câncer de mama na família, os exames devem ser feitos a partir dos 20 anos.

Também deve ser feita a mamografia, que é capaz de mostrar até tumores bem pequenos.




Fonte:


http://www.traineracademia.com.br/blog/view/205-atividades-fisicas-ajudam-na-prevencao-do-cancer-de-mama.html / http://www.clinicadamama.com.br/quem-somos/o-que-e-cancer-de-mama/



Para avaliação sem compromisso na Home Angels Nova Campinas ligue: (19) 3201-8467 / (19) 98364-4366.


E-mail: campinas-novacampinas@homeangels-sp.com.br 


______________________________________________________________________________________________________ 






Doença de Alzheimer: Que doença é essa que assola o paciente, a família e a sociedade?


A Doença de Alzheimer, como o próprio título diz, assola paciente, família e sociedade. É uma doença degenerativa do Sistema Nervoso Central, é progressiva, devastadora que vai minando a memória, a linguagem, o comportamento, as funções executivas e por fim as motoras, levando seu portador a uma dependência total.


A Doença de Alzheimer é a mais frequente de todas as demências.


Quanto antes se fizer o diagnóstico e se iniciar o tratamento melhor. Apesar de não ter cura, o tratamento é de extrema importância. Ele retarda a evolução, permitindo uma maior independência e uma melhor qualidade de vida para o portador e família.


Todo esquecimento já é a Doença de Alzheimer?


Não, obrigatoriamente. É importante buscar a ajuda de um profissional para que faça a investigação e esclareça as causas dos esquecimentos que podem ser várias, como veremos ao longo deste artigo.


Sintomas


É caracterizada pelo declínio progressivo das funções cognitivas (memória, orientação no tempo e espaço, linguagem, atenção)


– Déficit de memória


– Linguagem


– Planejamento e execução de tarefas


– Desorientação no tempo e espaço


– Juízo e críticas prejudicadas


– Alteração do comportamento


O portador da Doença de Alzheimer começa com esquecimento de fatos e atividades importantes do dia a dia, não consegue mais realizar as tarefas na mesma precisão e tempo como antes, como por exemplo, fazer um almoço, uma arrumação de casa, um relatório.


Perguntas e histórias repetitivas, já pode ser um alerta. Dificuldade de encontrar palavras numa conversa ou para nomear objetos


Começa a ter dificuldades nas finanças, como esquecer de pagar contas, ou pagar duas vezes a mesma. Não consegue preencher cheques, fazer cálculos. É uma presa fácil de pessoas inescrupulosas.


Desorienta-se no espaço e tempo. Perde-se em locais conhecidos e até mesmo dentro de casa. Perde-se no tempo, não sabe dizer o dia o mês e ano em que está.


Descuido com os cuidados pessoais, tais como sair com roupas já sujas e até rasgadas, começa a mostrar dificuldades para tomar banho.


Perda do interesse por atividades antes prazerosas, começa a se isolar de amigos e familiares.


A irritabilidade e agressividade vai tomando espaço com o passar do tempo, assim como a intensificação dos sintomas.


O que causa a Doença de Alzheimer?


A causa em si é desconhecida, mas estudos falam em múltiplos fatores de risco, dentre eles o fator genético, a idade, principalmente pessoas acima de 70 anos. Quanto maior a idade maior o risco. Pode aparecer antes dos 65. Fatores ambientais e principalmente o estilo de vida, são fortes fatores de risco para o aparecimento da Doença de Alzheimer.


Como fazer o diagnóstico da Doença de Alzheimer? 


O diagnóstico definitivo da Doença de Alzheimer só é feito após a morte, através do exame anatomopatológico das células do cérebro, onde é encontrado as placas senis, que são formadas pelo depósito de neurofibrilas de proteínas β Amiloides ao redor dos dendritos e os emaranhados neurofibrilares pelo rompimento de microtúbulos de proteína TAU, no interior dos neurônios.


O diagnóstico é eminentemente clínico, realizado através dos sinais e sintomas e de exames complementares para a exclusão de outras patologias, que podem apresentar déficits cognitivos.


Dentre eles temos uma série de exames laboratoriais, Tomografia Cerebral Computadorizada, Ressonância Magnética do Encéfalo e o exame Psiconeurológico.


Diagnóstico Diferencial


O Alzheimer na fase inicial pode ser confundido com uma série de outras patologias e vice-versa. Daí a necessidade de uma história clínica bem elaborada, com o paciente e com um acompanhante, de preferência familiar.


As principais doenças que devem ser descartadas são: depressão, estresse, hipotireoidismo, hemorragia subdural, demência por sífilis e HIV, deficiência de vitamina B12, ácido fólico e vitamina D3.


Tratamento


Ainda não existe cura para a Doença de Alzheimer, mas é importante iniciar o tratamento o mais cedo possível. Ele ajuda a diminuir os sintomas, a evolução se torna mais lenta, ajuda a controlar as alterações de comportamento. Favorece a manutenção da independência por mais tempo, promovendo assim uma melhor qualidade de vida para o portador da doença e para a família.



  • Tratamento Farmacológico


O tratamento farmacológico ou medicamentoso é realizado através de substâncias anticolinesterásicas. Nesta classe temos, atualmente, três substâncias, a Donepezila, Galantamina e a Rivastigmina.


Temos ainda a Memantina que é um antagonista dos receptores N-metil-D-aspartato (NMDA). É mais indicada nas fases intermediária e avançada, ajuda a controlar os sintomas.


O idoso pode apresentar outras patologias associadas, como diabetes, atrites, artroses, problemas cardiovasculares, e muitos outros. Diante de tais quadros se faz necessário o controle e tratamento destas patologias, também.



  • Tratamento Não Farmacológico


A Doença de Alzheimer exige uma atenção multidisciplinar. Quanto mais atenção se dá a esses cuidados melhor a qualidade de vida, as condições físicas, psíquicas e emocionais do paciente. Maior a sua longevidade.


Dentre as abordagens terapêuticas não farmacológica temos


– Terapia Ocupacional – onde a ênfase é a estimulação cognitiva, através do estímulo de atividades tanto motoras como estimulação mental. O cuidador pode aplicar algumas atividades mais corriqueiras, na residência.


– Fisioterapia – o idoso por natureza apresenta uma perda óssea e muscular. A função do fisioterapeuta é estimular o sistema osteomuscular, melhorando o equilíbrio e ainda a mobilidade do paciente, prolongando sua independência.


– Fonoaudiologia – estimular a linguagem e principalmente a deglutição que em fases mais avançadas pode estar comprometida.


– Nutricionista –  ajuda na orientação nutricional, através do ajuste de uma alimentação individualizada, de acordo com as necessidades e carência de cada paciente.


– Família e convívio social – Eu, particularmente, gosto de incluir esse item como um processo terapêutico. Ele ajuda o paciente a manter uma sensação interna de bem-estar o que colabora no humor e facilita o relacionamento com os familiares e cuidadores. Mesmo sem memória o portador de Alzheimer pode ser feliz.


Para avaliação sem compromisso na Home Angels Nova Campinas ligue: (19) 3201-8467 / (19) 98364-4366.


E-mail: campinas-novacampinas@homeangels-sp.com.br


______________________________________________________________________________________________________ 


 



A importância da Amamentação


A amamentação é natural e traz diversos benefícios para  a mãe e para o bebê. Por ser o alimento mais completo e equilibrado, com a quantidade certa de nutrientes para a criança, a amamentação deve ser exclusiva até os 6 meses do bebê.


As mamães tem o direito, garantido por lei, de amamentarem onde quer que estejam, não podendo serem incomodadas ou repreendidas por isso. Para a Mamãe a amamentação proporciona muitos benefícios e a deixa mais saudável.


Confira os principais benefícios da amamentação:


- O útero volta mais rapidamente ao tamanho normal, diminuindo casos de hemorragias e anemias na mamãe.

- Ajuda a mamãe voltar ao peso antes da gestação, pois a gordura de gestação é utilizada como reserva na produção de leite.

- Reduz a chance de câncer de ovário e de mama.

- O leite materno é um alimento completo para o bebê, protegendo-o de infecções como diarréias e pneumonias, desenvolvendo melhor a imunidade.

- O contato da mamãe e do bebê faz, do momento de amamentar, um ato de amor e de carinho.


A relação estabelecida no momento da amamentação é levada para a vida toda, criando um vínculo único entre mamãe e bebê. O ato de amamentar é muito mais que alimentar fisicamente o bebê. Ele é uma comunicação através do aconchego, do contato físico, do calor materno e da troca de olhares entre ambos.


A amamentação, apesar de ser algo natural, exige alguns cuidados para que seja da forma correta. É preciso aprender o modo correto de posicionar o bebê, para que ele consiga fazer a sucção da melhor forma para ele e para a mamãe.


A Home Angels Nova Campinas conta com cuidadores especializados no cuidado com o recém-nascido, auxiliando a mãe na hora da amamentação, na hora do banho e onde mais houver necessidade. Sempre respeitando a privacidade e a relação entre mamãe e bebê.  


Quando você não estiver perto deles, a Home Angels Nova Campinas e Americana estará. Agende uma avaliação sem compromisso: (19) 3201-8467 / (19) 98364-4366.


______________________________________________________________________________________________________


 



Seis passos para se tornar um idoso saudável 


Quem não quer uma velhice segura e livre de doenças? Se existisse uma receita infalível para isso, certamente ela já teria sido vendida e publicizada há muito tempo. Mas não, não há uma fórmula com garantia de eficácia e telefone de contato para reclamações futuras. O que existe, isso sim, são algumas dicas que podem ajudar na busca por qualidade de vida.  


Genética, alimentação saudável e atividade física são fatores que estão na linha de frente para conquistar uma vida mais longeva. Além disso, pesquisadores, cada vez mais, apostam na fórmula de levar a vida mais leve e saber se relacionar como um trunfo para a uma boa velhice. O clichê “vive mais quem vive bem” está mais que em alta.


Veja abaixo alguns itens para ficar de olho: 


1. Genética 

Ainda não se sabe exatamente o peso da genética na longevidade. Mas ela conta. Por isso, é bom saber como e com quantos anos morreram avós, bisavós e tataravós. De acordo com o geriatra Salo Buksman, a genética explica porque algumas pessoas consomem grodura e outros alimentos pouco saudáveis e continuam cheias de saúde por muitos anos.


O também geriatra Alessandro Campolina afirma que quem tem avós e pais longevos deve ter ainda mais empenho em se cuidar. “Essa informação é importante para quem tem uma genética favorável. Ter avós que viveram 90 anos pode ser um indicativo maior para se cuidar e chegar com saúde aos 100 anos”, disse.


2. Atividade Física 

Este é o fator de envelhecimento saudável número um, já que para a genética é preciso contar com a sorte. Buksman afirma que o ideal é fazer atividades aeróbicas - como caminhada - e também as que fortaleçam a musculatura. “Além de fazer bem para a saúde, ajuda a manter a força muscular, o que evita quedas" diz.


A frequência e a intensidade de atividade física variam de idade para idade. Antes dos 60 anos, a indicação é que a pessoa saudável não seja sedentária, que caminhe pelo menos 40 minutos por dia e faça semanalmente atividades que fortaleçam os músculos. Depois disso, vale a máxima faça o quanto é bom para você. Mas nada de preguiça, hein? Velhinhos de 90 ou 100 anos devem percorrer algumas vezes um corredor, por exemplo, ou fazer uma série de três levantadas seguidas da cadeira. Já está mais que bom.


3. Atividade Mental 

“É preciso se manter ativo socialmente, se sentir útil, senão a vida perde a graça”, diz Buksman. Para isto, ele afirma que vale cuidar dos netos, ser voluntário depois de se aposentar e principalmente criar, produzir algo novo. Se levarmos em conta que a expectativa de vida do brasileiro é atualmente de quase 80 anos, ainda há muita história pela frente quando se chega aos 60. Não é o caso de se manter inativo, sem nada para criar ou produzir.


Para evitar o envelhecimento acompanhado de doenças neurodegenerativas, como Alzheimer e mal de Parkinson, especialistas indicam exercícios mentais, como leitura, jogos de palavra cruzada, música. “Mas não é para fazer uma coisa ou outra, é preciso exercitar todas as funções cognitivas”, diz Paulo Camiz, geriatra do Hospital das Clínicas.


4. Dieta Saudável 

Médicos afirmam que uma dieta pobre em gorduras prolonga a vida. A mais indicada é a dieta mediterrânea. Ao valorizar o consumo de peixe, frutas, verduras, legumes e cereais, e limitar o de carnes vermelhas e laticínios, a dieta evita os quilos extras que vêm com o envelhecimento e reduz os riscos de doenças cardiovasculares.


5. Vida emocional estável 

Estudos mostram que ter uma boa vida em família tem relação com a longevidade. Ter um casamento estável, baseado em uma relação de muito amor e confiança é uma característica comum entre as pessoas longevas. Isto porque a maneira como lidamos com as emoções também conta para a longevidade. “As preocupações e os problemas da vida têm um peso alto na longevidade”, disse Marcelo Levites, médico de Família do Hospital 9 de Julho.


“Vemos que chegar a muitos anos de vida é uma conquista que tem relação muito forte entre a estabilidade no casamento, com a família, além da ausência de eventos de depressão", diz Buksman.


6. Controle rigoroso de doenças degenerativas 

Os problemas cardiovasculares e o câncer são as doenças que mais matam no mundo. Além de cuidados com a alimentação e  a prática de atividades física, hábitos como o álcool e o fumo também são fatores de risco. Alguns estudos até atribuem a maior longevidade das mulheres em relação aos homens por causa do menor consumo de álcool e cigarro. “Temos uma população grande que morre antes dos 80, 70 por causa destas doenças”, resume Buksman. 


Fonte: Saúde - iG http://saude.ig.com.br/minhasaude/2014-05-01/seis-passos-para-se-tornar-um-idoso-saudavel.html


 


Para avaliação sem compromisso na Home Angels Nova Campinas ligue: (19) 3201-8467 / (19) 98364-4366.


E-mail: campinas-novacampinas@homeangels-sp.com.br


______________________________________________________________________________________________________


 



A importânica da vacinação contra gripe em idosos

A gripe ou influenza, como também é chamada, é uma doença viral que acomete grande parte da população todos os anos. Ela afeta o sistema respiratório, garganta e brônquios. O contágio ocorre de forma direta através das secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar ou de forma indireta, por meio das mãos.  


Existe um período onde as pessoas ficam mais propensas a contrair o vírus da gripe, esse período se chama "estações de gripe" e no Brasil ocorre de junho a agosto, por isso a campanha para vacinação contra a influenza/gripe acontece sempre em meados de abril até junho.

É importante lembrar que a vacina contra a gripe protege contra as gripes A (H1N1 e H3N2) e B. A composição muda todo ano, de acordo com os vírus da gripe que estão em circulação no período. Por isso, as pessoas precisam se vacinar anualmente para evitar complicações causadas pela gripe e doenças graves, como pneumonia.


Pessoas com risco alto de desenvolver complicações pela gripe precisam ser vacinadas todo ano, os idosos fazem parte desse grupo e é fundamental manter a vacina em dia.

Pelo fato dos idosos terem uma saúde mais delicada é importante que eles se vacinem antes das "estações de gripe" para prevenir o risco de contrair o vírus. Uma pesquisa da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, realizada em parceria com o Instituto de Infectologia Emílio Ribas (SP), aponta que as internações de idosos com 60 anos ou mais em hospitais públicos do estado por complicações decorrentes da gripe caiu 62% depois que a vacinação contra a doença foi introduzida no calendário da rede pública de saúde.


“A partir dessa análise, não resta dúvida de que as pessoas não devem perder, de forma nenhuma, a oportunidade de se vacinar contra a gripe, em especial aquelas que têm mais probabilidade de desenvolver complicações do vírus Influenza, como é o caso dos idosos, por exemplo”, afirma a infectologista Ana Freitas Ribeiro, médica do Emílio Ribas e ex-diretora do Centro de Vigilância Epidemiológica da secretaria, responsável pela pesquisa.

Alguns simples hábitos podem prevenir a transmissão do vírus:


- Lavar bem as mãos, principalmente antes das refeições.


- Usar lenço de papel para higiene nasal.


- Evitar levar as mãos aos olhos, nariz e boca.


- Não compartilhar talheres, pratos e copos.


- Manter sempre os ambientes ventilados.


- Evitar aglomerações e ambientes fechados.


Importante lembrar que a campanha de vacinação contra gripe foi prorrogada até o dia 09 de junho com o intuito de atingir a meta de 90% da população (dentro do grupo de fatores de risco) vacinada.


Sobre a Home Angels Nova Campinas


A Home Angels Nova Campinas conta com profissionais especializados no cuidado com idosos, crianças, gestantes e pós-cirúrgico. Sempre oferecendo um cuidado humanizado com respeito às necessidades físicas e emocionais de seus assistidos.


 


Para avaliação sem compromisso na Home Angels Nova Campinas ligue: (19) 3201-8467 / (19) 98364-4366.

Para maiores informações acesse: www.homeangels.com.br/campinas-novacampinas


 


 


 



E-mail: campinas-novacampinas@homeangels-sp.com.br


 


______________________________________________________________________________________________________




Cuidados Pós-Operatórios Home Angels Nova Campinas e Americana


O cuidado com pacientes pós-operatório consiste em preservar a saúde e bem-estar da pessoa assistida, que necessita de cuidados especiais após uma cirurgia. Esse cuidado é essencial para a recuperação e para o resultado final do procedimento, por isso o auxílio de um profissional especializado é importante neste momento, ajudando nos cuidados e na realização das atividades do dia a dia.  


Ao longo dos seus anos de existência a Home Angels Nova Campinas e Americana vem auxiliando no cuidado de pacientes, prestando um serviço humanizado para atender as principais necessidades sem privar o assistido da sua independência.


O corpo humano, após qualquer intervenção cirúrgica, precisa de um tempo para se regenerar. Por causa dessas alterações, que ocorrem nos primeiros dias, o organismo precisa de toda a ajuda possível. Repouso, consumo de bastante água, boa alimentação, abstinência de cigarro e álcool, evitar exposição ao sol, trocar e limpar curativos e não se esforçar são algumas das precauções que se deve tomar no pós-operatório de cirurgias. A Home Angels possui cuidadores treinados para acompanhar desde a internação até a alta hospitalar, com continuidade do atendimento na residência.


A Home Angels possui cuidadores treinados para acompanhar pessoas desde a internação até a alta hospitalar, com continuidade do atendimento na residência. Eles são orientados a observar e registrar qualquer alteração que possa surgir, como inchaços, sangramentos no local do corte, vermelhidão, dores, etc. E assim oferecer as informações essenciais ao acompanhamento médico.


Além de prestar cuidados básicos de higiene, alimentação e vestimenta, o Cuidador também faz o acompanhamento a terapias orientadas, aos retornos médicos e no controle dos medicamentos.  A Home Angels Nova Campinas e Americana acompanha o paciente desde a internação à alta hospitalar e também no pós-cirúrgico. Com o avanço da medicina e a melhoria da qualidade de vida, possibilitam o aumento da expectativa de vida no Brasil, de acordo com estudos da Fundação Seade, apontam que a população idosa na cidade de Campinas, representa 11,5% do total.


Por isso a Home Angels Nova Campinas e Americana conta com profissionais especializados no cuidado de pessoas, além de contar com uma equipe voltada para pós-operatório, a empresa também possui cuidadores de idosos, cuidadores de gestantes, crianças e cuidadores para pessoas com necessidades especiais e Doença de Alzheimer.


Você está na Home Angels Campinas Nova Campinas. Agende uma avaliação sem compromisso: (19) 3201-8467 / (19) 98364 4366


______________________________________________________________________________________________________



Segurança e Acessibilidade - Casa adaptada para idosos



A Home Angels Nova Campinas e Americana possui uma equipe especializada de cuidador de pessoas, cuidador de idosos campinas, cuidador de adultos, cuidador de crianças, pós-operatório e gestantes. Quando você não estiver perto deles, a Home Angels Nova Campinas estará.


 


Você está na Home Angels Campinas Nova Campinas. Agende uma avaliação sem compromisso: (19) 3201-8467 / (19) 98364 4366


______________________________________________________________________________________________________


 


 



Arteterapia para pessoas com Alzheimer


Você conhece a arteterapia? É um tratamento não-farmacológico, ou seja, sem uso de remédios, com resultados incríveis para as pessoas com Alzheimer. Como o próprio nome já diz, trata-se de ajudar o doente com uma terapia baseada na arte.


São diversas as atividades que podem ser feitas. Confira as dicas abaixo e entenda um pouco mais:


1 – Quanto mais cedo o paciente começar, melhor


Um trabalho de arteterapia iniciado nos estágios iniciais da doença tem muito mais chances de melhorar a vida do paciente. Na verdade, a abordagem terapêutica no começo da doença ajuda a estabilizar a evolução do Alzheimer.


2 – A arteterapia deve variar de pessoa para pessoa


Cada pessoa possui necessidades específicas e inclinações para determinadas formas de arte. Por exemplo, uma pessoa que durante sua vida tocou um instrumento provavelmente responderá melhor a algumas atividades relacionadas à música. O importante é que a pessoa se sinta bem e se divirta durante o processo.


3 – A prática em grupo é importante


Com a prática em grupo, os pacientes de Alzheimer sentem-se mais aceitas e acolhidas. Os participantes servem de espelho uns para os outros e compreendem que o companheiro passa por dificuldades parecidas.


4 – Praticar arteterapia em família


Ao trabalhar a arteterapia no ambiente familiar é realizada uma troca entre a criatividade do paciente e dos seus familiares. Além disso, é sempre bom passar o tempo em família e será gratificante proporcionar esse momento ao doente de Alzheimer. Com certeza, uma tarde de pintura em família renderá boas risadas (e muito afeto!)


5 – Elogie o desempenho do doente


Estimule a pessoa com Alzheimer elogiando suas peças artísticas! Uma dica é emoldurar as pinturas, desenhos e colagens para que ela se sinta valorizada. O importante não é a beleza, mas sim o estímulo da pessoa através da atividade, produzindo algo que lhe dê satisfação.


6 – Incentive a prática das atividades


Outra dica é incentivar o paciente a realizar as atividades com frequência. Se ele se empolga com as colagens, por exemplo, por que não incentivá-lo a continuar a prática em casa? Lembre-se de que deve ser uma atividade que ele se sinta bem, feliz e estimulado em realizar.


A Home Angels Nova Campinas e Americana possui uma equipe especializada de cuidador de pessoas, cuidador de idosos, cuidador de adultos, cuidador de crianças, pós-operatório e gestantes. Quando você não estiver perto deles, a Home Angels Nova Campinas estará.


Você está na Home Angels Campinas Nova Campinas. Agende uma avaliação sem compromisso: (19) 3201-8467 / (19) 98364 4366


______________________________________________________________________________________________________


 



16 sintomas da leucemia que podem facilmente passar despercebidos!


A leucemia é uma forma de câncer que afeta o sangue e as células da medula. As células anormais do sangue expulsam as saudáveis, o que causa anemia, hemorragias, infecções e problemas em outros órgãos e sistemas do nosso corpo. Apesar de ser tão perigosa, essa doença possui sintomas bastante suaves que são fáceis de serem ignorados ou confundidos com sintomas de outras doenças. Desta forma, é fundamental conhecer os sintomas da leucemia mais de perto!


1. Cansaço e fraqueza sem motivos aparentes


Estes são os sintomas da anemia, condição em que há uma deficiência de glóbulos vermelhos no sangue. Você pode se sentir um pouco cansado, mas às vezes os ataques de fadiga podem ser piores.


2. Falta de ar


Você irá começar a ficar ofegante ao andar ou conversar. Às vezes, até mesmo caminhar entre os cômodos da casa te fará ficar sem ar.


3. Hematomas sem motivos


Hematomas podem aparecer sem qualquer razão visível no caso de leucemia. Muitas vezes, um ligeiro toque pode ser o suficiente para produzir um enorme hematoma. Esta condição é causada pela falta de trombócitos. Na maioria das vezes, os hematomas aparecem nos braços e nas pernas.


4. Sangramento incomum


Sangramento do nariz, gengiva e de outros órgãos com certa frequência também pode ser um sintoma da leucemia.


5. Petéquia (pequenos pontos vermelhos na pele e membranas mucosas)


A petéquia pode lembrar pequenos pontos de tinta vermelha. Ela é indolor e fácil de ser ignorada. Na maioria das vezes, aparecem nos tornozelos.


6. Inchaço nas gengivas



 zdorovieinfo.ru


É um dos primeiros sintomas que os médicos verificam ao suspeitarem de leucemia. Você sentirá um desconforto nas gengivas.



7. Sensação de estômago cheio e inchaço


Os médicos chamam esse sintoma de “saciedade rápida”. O baço inchado faz com que você se sinta como se tivesse comido demais.


8. Desconforto e dor no lado esquerdo da parte superior do estômago


O baço inchado também pode causar desconforto ou até mesmo uma dor aguda no estômago. Você não deve ser negligente em relação a essa dor, pois o baço pode morrer parcialmente.


9. Febre



 tdmu.edu.ua


Um quarto de todos os pacientes com leucemia tem esse sintoma. Além disso, a febre subfebril (cerca de 37°C) é um sinal de infecção e de um sistema imunológico enfraquecido.



10. Suor durante a noite


Suar em excesso durante a noite pode ser um sinal para muitas doenças. Logo, se você perceber que tem suado muito enquanto dorme nos últimos dias, consulte o seu médico o mais rapidamente possível.


11. Dores de cabeça latejantes


Dores de cabeça latejantes é um sintoma bastante incomum da leucemia, mas muito perigoso. Ele pode estar associado com anemia ou até mesmo com derrame cerebral.


12. Palidez


Além de fraqueza, sonolência e falta de ar, os pacientes muitas vezes se tornam naturalmente pálidos, o que também é resultado da anemia.


13. Dores nos ossos


A leucemia começa na medula, portanto, se você sentir algo como uma dor entre leve e aguda, consulte o médico.


14. Linfonodos grandes


Procure na área do seu pescoço, axilas e virilha por linfonodos inchados, mas que não doam quando pressionados. As suas glândulas e amídalas podem inchar e encolher quando você tem uma infecção, mas se elas continuarem grandes ou crescendo, pode ser um sintoma de linfoma ou leucemia.


15. Erupção cutânea


Erupções cutâneas associadas à leucemia podem parecer diferentes, desde pequenas urticárias até grandes caroços hipodérmicos. No entanto, todos possuem a mesma característica: se espalham e crescem à medida que a doença progride.


16. Infecções frequentes e repetidas



 amizon.ua


Se você está sofrendo de uma pequena infecção já há algum tempo e o tratamento não tem dado resultados, faça um exame de sangue detalhado. A sensação constante de que você está prestes a ter um resfriado ou tem resfriados frequentes e infecções juntamente com outros sintomas é uma forte indicação de que você deve fazer um check-up completo.



Não fique muito assustado caso você tenha alguns dos sintomas mencionados acima. A probabilidade é que estes sejam sintomas de um sistema imunológico fraco e de outras doenças menos graves. No entanto, recomendamos fortemente que você se consulte com um médico regularmente, pois, como bem sabemos, é melhor prevenir do que remediar.


A Home Angels Nova Campinas e Americana possui uma equipe especializada de cuidador de pessoas, cuidador de idosos, cuidador de adultos, cuidador de crianças, pós-operatório e gestantes. Quando você não estiver perto deles, a Home Angels Nova Campinas estará.


Você está na Home Angels Campinas Nova Campinas. Agende uma avaliação sem compromisso: (19) 3201-8467 / (19) 98364 4366


______________________________________________________________________________________________________


 



Seis sinais de deficiência de Vitamina D no seu organismo


Hoje constatamos que muitas pessoas estão deficientes desta que, na verdade, não é uma vitamina – é um hormônio esteróide. Alimentação incorreta é um dos fatores que impedem um nível ideal de vitamina D, mas o sol é fundamental para que o corpo mantenha níveis saudáveis de vitamina D. O ideal é expor-se pelo menos 10 a 15 minutos todos os dias, sem filtro solar àquele ‘sol amigo’ – antes das 10h e depois das 16h. Alimentos como peixes gordurosos (salmão, atum, sardinha), carnes vermelhas, ovos, leite e queijo, manteiga e feijões – também garantem um bom aporte da vitamina D. Na maioria da população faz-se necessária a complementação via oral deste ingrediente.



Ainda não há um consenso sobre os níveis ideais desta vitamina no organismo e só o médico poderá indicar a dosagem de suplementação mais adequada. A única forma de saber se você está deficiente de vitamina D é por meio de um teste sanguíneo, no entanto, existem sinais e sintomas que também alertam para o problema. 


Confira.


1 -Você se sente triste – A serotonina, o hormônio do cérebro associado ao humor, se eleva com a exposição à luz brilhante e diminui significativamente quando você não se expõe ao sol.


2 - Você tem 50 anos ou mais – À medida em que envelhecemos, a pele já não produz muita vitamina D em resposta à exposição solar e os rins tornam-se menos eficientes para converter a vitamina D em substâncias que o corpo possa utilizar.


3 -Você está com sobrepeso ou obeso/a – A vitamina D é uma espécie de hormônio solúvel em gordura, o que significa que a gordura corporal atua como um ‘ralo’ coletor dela. Se você está no sobrepeso, ou já sofre de obesidade, muito provavelmente você precisará de mais vitamina D.


4 - Seus ossos doem – A deficiência de vitamina D causa osteoporose nos adultos. Neste caso, ela provoca um defeito no processo de transformação do cálcio numa matriz de colágeno no esqueleto. Como resultado, aparecem as dores latejantes nos ossos.


5 - Suor na cabeça – Este é um dos primeiros e clássicos sinais de deficiência de vitamina D. Suor excessivo em recém-nascidos devido a uma irritabilidade neuromuscular é um dos sintomas de deficiência precoce de vitamina D.


A Home Angels Nova Campinas e Americana possui uma equipe especializada de cuidador de pessoas, cuidador de idosos, cuidador de adultos, cuidador de crianças, pós-operatório e gestantes. Quando você não estiver perto deles, a Home Angels Nova Campinas estará.


Você está na Home Angels Campinas Nova Campinas. Agende uma avaliação sem compromisso: (19) 3201-8467 / (19) 98364 4366


_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________ 


 



Depressão não é preguiça e nem desculpa, depressão é luta!


Já ouvi várias coisas a respeito da depressão. Já a nomearam como “frescura” e dizem ser coisa de quem não tem o que fazer. Já falaram para eu ocupar minha cabeça e parar de pensar besteira. Falaram que eu deveria trabalhar mais, estudar mais e deixar de pensar em todas essas loucuras.


Já falaram, também, que só reclamo e que uso o termo depressão porque me convém, para que as pessoas acabam tendo pena de mim.


Outros já se incomodaram com o meu choro e falaram que eu precisava ir ao psiquiatra com urgência.


O que ninguém entendia, porém, era o medo que eu sentia de falar das minhas dores, era o peso da angústia em me manter acordada, era o fato de eu buscar o refúgio dormindo para me esquecer da dor e fazer o tempo passar mais rápido. Era a luta de todos os dias de ter de enfrentar o seu “eu” em pedaços e, depois, juntá-lo novamente.


Ninguém entendia o quanto eu queria sair daquilo: era uma como uma prisão. Eu era prisioneira de medos, fracassos, mágoas e angústia. Ninguém entendia que eu não via mais graça em nada e isso não tinha nada a ver com antipatia. Não entendiam que a força que me puxava para cama era bem maior do que a que me encorajava a levantar dela e sair para o mundo para ver e conhecer pessoas. Eu não tinha forças para falar, saudar alguém ou mesmo me arrumar. Eu me olhava no espelho e gostava do meu pijama velho, rasgado e do meu cabelo bagunçado. Eu não me preocupava com isso, pois a bagunça e os rasgos eram bem maiores dentro de mim.


Depressão não é fraqueza e está bem longe disso.


Ah, como eu queria que fosse frescura, como eu queria que fosse uma fase, como eu queria que fosse preguiça e que só a vontade bastasse para mudar tudo aquilo. O que ninguém entendia era a autoestima perdida e o desencanto que se fazia presente.


Ninguém conseguia ver a minha luta diária para virar a página, como eu me sentia impotente demais diante de tanta dor e, quantas vezes, eu não pensei em entregar os pontos.


É como estar no meio da maré e ela querer te levar: você tenta, com todas as suas forças, mas uma hora cansa.


A tal da depressão quase me levou e ela pode levar muita gente, se continuarem acreditando ser frescura, se continuarem achando que o outro precisa de motivos para as suas dores, que é falta de vontade ou que, sei lá, a pessoa é muito sentimental. Pode levar muita gente, como já tem levado, porque muitos continuam acreditando que remédios bastam e que ”é fase e vai passar”.


Muita gente que não entende que depressão não é e está bem longe de ser frescura.


Sabe, as pessoas querem ser ouvidas, elas têm sede de ver as suas dores acolhidas. Mas, em meio a tantos julgamentos e conceitos errados, eu preferia me calar, mesmo que isso não parecesse tão simpático. Era mais fácil dizer que estava tudo bem e depois chorar, do que ter que contar sobre mim e ter de ouvir uma resposta desagradável. Era mais fácil inventar desculpa para não sair, do que ter que enfrentar a mim mesma e a todos. Qualquer coisa era mais fácil do que ter que parecer bem.


Ninguém parou para ver a tempestade que havia em mim. Ninguém entendia o quanto eu lutava pra não chorar quando estava rodeada de pessoas e que, cansada de tanto lutar contra esses sentimentos que me sufocavam, na maioria das vezes preferia o meu quarto.











Não é do dia para a noite que você se liberta, é com apoio, é com ajuda, é com acolhimento e muito esforço. É um processo, é um leão que você mata todos os dias dentro de você, é sentir o seu dia tomando cor novamente devagarinho, é aprender a apreciar aqueles filmes velhos de que você tanto gostava e parou de assistir, é ler um livro novo e sentir prazer com cada frase terminada. É conseguir sorrir sem ter que fazer esforço, é olhar no relógio e querer parar o tempo ao invés de acelerá-lo. É ver a graça chegando aos poucos e a alegria fazendo morada. Não sou melhor do que ninguém por não ter me rendido totalmente, só eu sei o quanto era doloroso conviver com aquela dor e a imensa falta de força que sentia todos os dias. No entanto, posso ser melhor do que muita gente que não entende que depressão não é e está bem longe de ser frescura.






A Home Angels Nova Campinas e Americana possui uma equipe especializada de cuidador de pessoas, cuidador de idosos, cuidador de adultos, cuidador de crianças, pós-operatório e gestantes. Quando você não estiver perto deles, a Home Angels Nova Campinas estará.


Você está na Home Angels Campinas Nova Campinas. Agende uma avaliação sem compromisso: (19) 3201-8467 / (19) 98364 4366


_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________ 




Home Angels Nova Campinas e Americana possui cuidadores de idosos especializados


A Home Angels Nova Campinas e Americana acredita na importância do convívio familiar como auxiliar na recuperação de quadros de saúde de idosos. Assim, ao invés de colocar seu familiar numa casa de repouso, você pode ter um profissional capacitado para atender às necessidades dele em sua própria residência, sem privá-lo do ambiente familiar e da sua rotina diária.


Desse modo, o Cuidador faz para o idoso apenas o que o mesmo não consegue realizar sozinho e incentiva atividades adequadas à sua capacidade atual, mas também está junto quando a limitação é grande, preservando a dignidade do assistido.


Se você procura um Cuidador de Idosos em Campinas ou Americana, conte com os cuidadores da Home Angels Nova Campinas e Americana.


Serviços Home Angels Nova Campinas


Um cuidador da Home Angels Nova Campinas e Americana é treinado para lidar com o perfil de cada pessoa e propõe estratégias para os cuidados. Pesquisas mostram que o cuidador familiar apresenta níveis elevados de estresse e adoece rapidamente após a ruptura abrupta de sua rotina para se envolver nos cuidados prestados. Assim sendo, ter um cuidador colabora com a manutenção da rotina da pessoa cuidada e da família, mantendo dentro das possibilidades a manutenção saudável dos vínculos familiares e sociais.


A unidade Home Angels Nova Campinas e Home Angels Americana dispõe de uma equipe especializada de cuidadores de pessoas, para idosos, adultos, crianças, pós-operatório e gestantes. Quando você não estiver perto deles, a Home Angels Nova Campinas e Americana estará prestando os cuidados que o seu familiar precisa.


Cuidadores de Idosos com Alzheimer


Cuidadores de Idosos com Parkinson


Cuidadores de Idosos


Cuidadores de Pessoas


Cuidadores de Crianças


Cuidadores de Pessoas em Recuperação Cirúrgica


Cuidadores de Gestantes


Nova Unidade Home Angels Americana


A Home Angels Nova Campinas começou o ano com uma novidade. A mais nova unidade de Americana também abrange as cidades de Nova Odessa, Santa Barbara Doeste e regiões próximas. Estará sob a direção e os cuidados da profissional Daniele Chaves, com experiência de mais de 21 anos na área. A unidade Home Angels Americana irá atender idosos, crianças e pacientes acamados ou com doenças degenerativas que precisam de cuidados direcionados.


Segundo a Supervisora da Unidade Home Angels Nova Campinas e Americana, ter um idoso ou uma pessoa portadora de necessidades especiais em casa e se dedicar a ela nem sempre é uma tarefa simples. A maior vantagem de se ter um cuidador profissional é ter alguém realmente apto para realizar um atendimento de qualidade com base na experiência construída e comprovada e nos cursos e treinamentos realizados.


A Home Angels Nova Campinas e Americana possui uma equipe especializada de cuidador de pessoas, cuidador de idosos, cuidador de adultos, cuidador de crianças, pós-operatório e gestantes. Quando você não estiver perto deles, a Home Angels Nova Campinas estará.


Você está na Home Angels Campinas Nova Campinas. Agende uma avaliação sem compromisso: (19) 3201-8467 / (19) 98364 4366


__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________   


 



A Home Angels Nova Campinas e Americana acredita na importância do convívio familiar como auxiliar na recuperação de quadros de saúde de idosos. Assim, ao invés de colocar seu familiar numa casa de repouso, você pode ter um profissional capacitado para atender às necessidades dele em sua própria residência, sem privá-lo do ambiente familiar e da sua rotina diária. 


Desse modo, o Cuidador da Home Angels Nova Campinas e Americana faz para o idoso apenas o que o mesmo não consegue realizar sozinho e incentiva atividades adequadas à sua capacidade atual, mas também está junto quando a limitação é grande, preservando a dignidade do assistido. 


Os Cuidadores de Pessoas da home Angels Nova Campinas e Americana além da formação técnica, são treinados para cuidar de idosos como eles precisam, promovendo sua independência e auxiliando-os na realização das atividades pré-estabelecidas, visando preservar as funções existentes e estimular as deficitárias. 


Um familiar idoso merece todo cuidado, assistência e atenção de um cuidador de idoso especializado. A Home Angels Nova Campinas e Americana oferece cuidado humanizado com respeito às necessidades físicas, emocionais e culturais de nossos clientes. Os cuidadores de idosos da home Angels Nova Campinas e Americana preservam a rotina familiar e estimulam a independência do paciente assistido. 


A Home Angels Nova Campinas e Americana possui uma equipe especializada de cuidador de pessoas, cuidador de idosos, cuidador de adultos, cuidador de crianças, pós-operatório e gestantes. Quando você não estiver perto deles, a Home Angels Nova Campinas estará.


 


Cuidador de idoso Campinas, cuidador de pessoas Campinas, Assistência ao idoso em Campinas , Avaliação idoso em Campinas , Cuidador em Campinas , Cuidador de Bebê em Campinas , cuidador de crianças em Campinas , cuidador de deficientes em Campinas , cuidador de idosos em Campinas , cuidador especial Campinas , cuidadora em Campinas , cuidadores em Campinas , cuidadores de criança com deficiência em Campinas , cuidadores de idosos em Campinas , cuidadores de idosos preços em Campinas , cuidadores de idosos valores em Campinas , cuidadores de pessoas em Campinas , cuidadores de pessoas com Alzheimer em Campinas , cuidadores de pessoas com AVC em Campinas , cuidadores de pessoas com deficiência atendidas em casa em Campinas , cuidadores de pessoas com deficiências em Campinas , cuidadores de pessoas com necessidades especiais em Campinas , cuidadores no lar em Campinas , cuidados com paciente acamado em Campinas , empresa de cuidadores em Campinas , empresa de cuidadores de idosos em Campinas , idoso acamado em Campinas , idoso acamado com AVC em Campinas , idoso acamado com feridas em Campinas , idoso acamado com sonda em Campinas, idoso acamado fisioterapia em Campinas , idosos Campinas , idosos anjos Campinas , idosos assistidos em Campinas , idosos cuidados em Campinas manual de cuidadores em Campinas , paciente acamado em Campinas , paciente acamado cuidados em Campinas , profissional cuidador em Campinas, profissional cuidador de idosos em Campinas , profissional cuidador de idosos em Campinas , valor cuidador em Campinas , valor cuidador de idosos em Campinas, valor cuidador idoso Campinas


__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ 



DICAS PARA FAZER CAMINHADA DENTRO DE CASA COM A PESSOA COM ALZHEIMER


Muitas pessoas com Alzheimer apresentam dificuldades de locomoção por causa da doença. Mesmo assim, é importante que elas façam alguma atividade física, desde que, é claro, suas limitações sejam respeitadas. Hoje vamos dar algumas dicas que para ajudar o doente a fazer pequenas caminhadas dentro de casa – mesmo que sejam apenas alguns metros. Além de se exercitar, é possível estimular a memória. Tudo depende de como você prepara a caminhada. Confira abaixo:


1 – Onde e como fazer a caminhada


A caminhada deve ser feita em um único cômodo, que tenha espaço para a atividade. Um bom horário é o período da manhã, preferencialmente após o café, quando o doente estará mais disposto e descansado.


2 – Trajetos curtos


Faça trajetos curtos. Além de se estar dentro de um único cômodo, essa é a melhor forma de estimular o doente. Lembre-se: esta não é apenas uma caminhada, mas uma atividade de estimulação, conforme falaremos a seguir.


3 – Usando objetos para estimular a memória


Estabeleça 3 objetos de referência neste trajeto para estimular a memória do doente. Como a pessoa com Alzheimer tem a atenção reduzida, esse número é o suficiente para a estimulação.


4 – Ande devagar


A pessoa com Alzheimer precisa conseguir, ao mesmo tempo, caminhar, observar o caminho e os objetos. Ela precisa deslocar os olhos e a cabeça enquanto anda. Lembre-se de usar apenas 3 objetos, para que ela não se confunda.


Essa atividade é uma das centenas de dicas dos vídeos da plataforma do Alzheimer360. Você assiste a todas elas em vídeos com médicos e especialistas, na hora que quiser e nos mínimos detalhes! 


A Home Angels Nova Campinas e Americana possui uma equipe especializada de cuidador de pessoas, cuidador de idosos, cuidador de adultos, cuidador de crianças, pós-operatório e gestantes. Quando você não estiver perto deles, a Home Angels Nova Campinas estará.


 


Você está na Home Angels Campinas Nova Campinas. Agende uma avaliação sem compromisso: (19) 3201-8467 / (19) 98364 4366


 __________________________________________________________________________________________________________________________________________________________   


 



FIBROMIALGIA: MISTÉRIO RESOLVIDO, FINALMENTE!


Pesquisadores descobriram a principal fonte de dor em pacientes com fibromialgia, e ao contrário do que muitos acreditam, não derivam do cérebro. Os resultados marcam o fim de um mistério de décadas sobre a doença, que muitos médicos acreditavam ser fruto da imaginação dos pacientes.


O mistério da fibromialgia deixou milhões de pessoas que sofrem à procura de esperança em medicamentos para a dor.


A descoberta pode levar a novos tratamentos e talvez até mesmo a uma cura total no futuro, trazendo alívio para milhões de pessoas suspeitas de ter essa doença.


Para resolver o mistério da fibromialgia, os pesquisadores concentraram a atenção na pele da mão de uma paciente que tinha uma falta de fibras nervosas sensoriais, que causavam uma reação reduzida à dor.


Eles então pegaram amostras da pele das mãos de pacientes com fibromialgia, e foram surpreendidos ao encontrar uma quantidade extremamente excessiva de um determinado tipo de fibra nervosa.


A Home Angels Nova Campinas e Americana possui uma equipe especializada de cuidador de pessoas, cuidador de idosos, cuidador de adultos, cuidador de crianças, pós-operatório e gestantes. Quando você não estiver perto deles, a Home Angels Nova Campinas estará.


Você está na Home Angels Campinas Nova Campinas. Agende uma avaliação sem compromisso: (19) 3201-8467 / (19) 98364-4366


_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________ 



Nobel da Medicina diz que memória perdida por Alzheimer pode ser recuperada


Pessoas que sofrem da Doença de Alzheimer podem não ter “perdido” a memória e têm apenas dificuldades em recuperá-la, concluem investigadores conduzidos pelo Nobel da Medicina Susumu Tonegawa, que na quarta-feira revelaram a possibilidade de um tratamento curar os estragos provocados pela demência.


O prêmio Nobel da Medicina Susumu Tonegawa (1987) defende que o estímulo de áreas específicas do cérebro com luz azul permite a ratos de laboratório recuperarem experiências e memórias que pareciam esquecidas.


Os resultados fornecem algumas das primeiras evidências de que a doença de Alzheimer não destrói por completo as memórias específicas, torna-as “apenas inacessíveis”.


“Como seres humanos e ratos camundongos tendem a ter princípios comuns em termos de memória, os nossos resultados sugerem que os pacientes com a doença de Alzheimer, pelo menos nos estádios iniciais, podem preservar a memória. Ou seja há hipóteses de cura”, comentou Susumu Tonegawa à agência de notícias France Presse.


A equipe de Tonegawa usou este tipo de animais geneticamente modificados para mostrar sintomas semelhantes aos dos seres humanos que sofrem de Alzheimer, uma doença degenerativa do cérebro que afeta milhões de adultos em todo o mundo. A Organização Mundial de Saúde estima que em 2050 a demência afete 131 milhões de pessoas.


Os animais foram colocados em caixas cuja superfície inferior estava eletrificada, causando uma descarga desagradável, mas não perigosa, sobre os seus membros sempre que os animais tocassem nessa estrutura.


Um rato que não tem Alzheimer desenvolve comportamentos medrosos, evitando a sensação desagradável.


A Home Angels Nova Campinas e Americana possui uma equipe especializada de cuidador de pessoas, cuidador de idosos, cuidador de adultos, cuidador de crianças, pós-operatório e gestantes. Quando você não estiver perto deles, a Home Angels Nova Campinas estará.


Você está na Home Angels Campinas Nova Campinas. Agende uma avaliação sem compromisso: (19) 3201-8467 / (19) 98364-4366


__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________  



Como cuidar de idosos com Parkinson


Os primeiros sinais


O tremor é o sinal clássico da doença que se manifesta na mão, queixo, cabeça ou pés. Pode afetar um ou os dois lados do corpo. Se mostra, principalmente, quando a pessoa está em repouso e com o movimento se ameniza. Cansaço, ansiedade e fadiga colaboram para piorar o quadro, em compensação durante o sono os tremores cessam.



Atividades do cotidiano sempre realizadas em um determinado tempo, começam a ser mais demoradas, como tomar banho, trocar de roupa, escrever. Abotoar roupas e amarrar cadarços começam a ser dificieis. 



Outro sinal também costuma ser a alteração no volume e na velocidade da voz. Podem surgir dificuldades de entonação. 



Por fim, dificuldade em caminhar sem apoio, passos curtos e lentos. Também pode haver dificuldade para levantar-se, sendo necessário aguardar alguns minutos para começar a caminhar.


Os cuidados oferecidos pela Home Angels Nova Campinas e Americana focam ajuda para as atividades diárias da vida. Esses desafios podem receber um grande alivio quando acompanhados por alguém preparado e comprometido em ajudar:



- Lembrança da medicação


- Acompanhamento à consulta medica


- Alimentação


- Compras


- Socialização


- Banho


- Vestir-se


- Assistência à locomoção


- Encorajamento


- Prevenção de acidentes


- Auxilio para tarefas pessoais e profissionais


- Companhia


A Home Angels Nova Campinas e Americana possui uma equipe especializada de cuidador de pessoas, cuidador de idosos, cuidador de adultos, cuidador de crianças, pós-operatório e gestantes. Quando você não estiver perto deles, a Home Angels Nova Campinas estará.


Você está na Home Angels Campinas Nova Campinas. Agende uma avaliação sem compromisso: (19) 3201-8467 / (19) 98364-4366


__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________  



Idosos e a Solidão


A solidão é profunda sensação de vazio e isolamento. O sentimento vai além da natureza física das coisas e permeia a perda de algo importante na vida. Perder a juventude, a mobilidade, a memória são situações que levam o idoso para um profundo sentimento de solidão e isolamento social. Essa descoberta e vivência é solitária e por isso muitos tentam evitá­la. 



Estudos confirmam que a partir dos 65 anos de idade, em torno de 40% desta população passa mais de 8 horas por dia sem companhia, em alguns casos sem ninguém que cuide sobretudo em situações de dependência ou falta de autonomia. É de referir que em situações como estas, a solidão chega a ser assustadora. Estas condições aumentam os problemas psicológicos, como a tristeza profunda, os sinais de depressão, a ansiedade, irritação, pessimismo, baixa estima, hostilidade e nervosismo. Além do sofrimento, que é mais sentido pelos idosos, bem como as dores agudas, como a angústia que traz deficit na qualidade das relações sociais. 



A dor da solidão, também, produz alterações significativas no organismo e equivalentes ao envelhecimento natural, atrelado ao risco aumentado de doenças cardíacas. Alterações cardíacas são parte do processo natural de envelhecer, mas a solidão acelera o aparecimento de quadros de infarto, com complicações que podem levar ao óbito. Existe, ainda, a elevação da pressão arterial, maior reatividade cardiovascular ao estresse e tempos maiores de recuperação cardiovascular. Essa recuperação é tão lentificada, devido a solidão, que os padrões não são retomados aos níveis anteriores. A imunidade é reduzida, e a entrada para bactérias e vírus é facilitada, tendo repetidos quadros de gripe, pro exemplo. O padrão de sono sofre alteração e as horas de descanso são poucas e a qualidade dessas horas é baixa. Outra alteração é a constante sensação de cansaço físico e mental. Além da memória que sofre um declínio e a capacidade de assimilar informações se torna mais curta e menor. 



Entende­se que o convívio com o outro é uma necessidade básica do ser humano e que não tê­la saciada poderá desencadear e agravar problemas de saúde.



A sociedade atual faz com que as famílias tenham horários de trabalho estendido, compromissos a serem cumpridos e muitas tarefas que podem impedir a presença junto a um idoso. Para suprir essa, esperada e compreendida, ausência, que os cuidadores da Home Angels são orientados. Sabemos que com a presença do nosso cuidador, o idoso terá o índice de mortalidade, devido a solidão, diminuído. O atendimento prestado a partir de 08hs diárias fará com que os aspectos fisiológico, psicológico, emocionais e sociais altamente impactados pela solidão sofram declínio em um breve espaço de tempo. O idoso terá acompanhamento nas atividades do cotidiano, aquelas que apresenta dificuldades em realizar de maneira independente. Terá a companhia de um cuidador orientado na melhor forma de auxiliar e garantir segurança nas atividades desempenhadas. Com a presença do cuidador o idoso poderá manter ou retomar sua vida, realizando o que lhe traz prazer e satisfação.



O cenário para o idoso será de Qualidade de Vida e para as famílias tranquilidade! 


A Home Angels Nova Campinas e Americana oferece cuidados que podem ajudar. Os cuidados oferecidos pela Home Angels Nova Campinas e Americana focam ajuda para as atividades diárias da vida. Esses desafios podem receber um grande alivio quando acompanhados por alguém preparado e comprometido em ajudar:



- Lembrança da medicação


- Acompanhamento à consulta medica


- Alimentação


- Compras


- Socialização


- Banho


- Vestir-se


- Assistência à locomoção


- Encorajamento


- Prevenção de acidentes


- Auxilio para tarefas pessoais e profissionais


- Companhia


- Informação à família


 


A Home Angels Nova Campinas e Americana possui uma equipe especializada de cuidador de pessoas, cuidador de idosos, cuidador de adultos, cuidador de crianças, pós-operatório e gestantes. Quando você não estiver perto deles, a Home Angels Nova Campinas estará.


Você está na Home Angels Campinas Nova Campinas. Agende uma avaliação sem compromisso: (19) 3201-8467 / (19) 98364-4366


__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________  





MINISTÉRIO PÚBLICO LANÇA CARTILHAS PARA AUXILIAR IDOSOS


A população de homens e mulheres acima dos 60 anos cresceu nas últimas décadas. Pode-se dizer que parte desse aumento é reflexo da melhora na qualidade de vida e de maior acesso aos serviços de saúde. Pensando em aumentar ainda mais a quantidade de pessoas nessa faixa, o Ministério Público do Estado de São Paulo lançou na última sexta (22/11/2013) duas cartilhas de orientações para os idosos: um guia sobre serviços públicos e outro sobre medicamentos.


Segundo a promotora Anna Protta Yaryd, coordenadora do projeto, a ideia partiu da premissa de que, embora muitas pessoas conheçam seus direitos, ao mesmo tempo ainda têm muitas dúvidas, principalmente em relação à área da saúde, e encontram dificuldades para encontrar respostas. “Foi justamente enxergando esse problema que decidimos fazer a cartilha. Muitas das respostas você consegue encontrar na internet, mas exigem um tempo de busca e às vezes são difíceis de localizar. Como queremos que a informação chegue aos idosos, que nem sempre têm acesso fácil à rede, reunimos tudo de importante em um único lugar.”


No primeiro guia, o idoso encontra informações sobre  como ser atendido pelo SUS, quais são os serviços existentes em São Paulo, os endereços de cada um, quais as regras do transportes públicos para a terceira idade e orientação sobre como e a quem reclamar em casos de violência, maus tratos ou se não for atendido em serviços de saúde. Como a cartilha é dividida por região e subprefeitura, fica mais fácil para o idoso localizar o estabelecimento de saúde mais próximo de sua residência.


O segundo traz principalmente informações sobre medicamentos, com orientações sobre fornecimento gratuito de remédios pelas redes municipal e estadual de saúde, explicações sobre alguns programas da rede pública (como o Programa de Automonitoramento Glicêmico, o Programa de Dispensação de Fraldas para Incontinência e o Programa Pulmão Paulistano, para a obtenção de oxigênio), além de orientações sobre o que são medicamentos genéricos e similares. Na mesma cartilha, o idoso encontra informações sobre cuidados preventivos como, por exemplo, alimentação balanceada e riscos de queda.


Veja a cartilha com informações sobre serviços públicos clicando aqui e o guia com orientações sobre medicamentos aqui


Fonte: Drauzio Varella


A Home Angels Nova Campinas e Americana possui uma equipe especializada de cuidador de pessoas, cuidador de idosos, cuidador de adultos, cuidador de crianças, pós-operatório e gestantes. Quando você não estiver perto deles, a Home Angels Nova Campinas estará.


Você está na Home Angels Campinas Nova Campinas. Agende uma avaliação sem compromisso: (19) 3201-8467 / (19) 98364-4366


__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________   



Cuidadores de idosos: como escolher?





A profissão de cuidador, depois de muitos anos de discussão, passa por um processo de regulamentação. Ainda que muitos passos tenham que ser percorridos até que tenhamos essa situação totalmente resolvida, o Senado aprovou em 12/09/12 o Projeto de Lei 284/11 que foi encaminhado para a Câmara dos deputados.


O projeto sugere que o cuidador seja uma pessoa maior de 18 anos, com ensino fundamental concluído e que tenha o certificado de curso com, pelo menos 160 horas de aulas, realizados por instituições de ensino credenciadas pelo MEC. No entanto, essas normatizações para a profissão ainda levarão um tempo para que sejam colocadas em prática.


Uma entrevista antes de escolher o cuidador de idoso é fundamental. Por exemplo, ter acesso a referências de outras famílias onde tenha trabalhado. Observar se o candidato possui um certificado de curso, em instituição qualificada, cuja grade tenha sido composta por conteúdos que abordem importantes questões sobre como cuidar de uma pessoa idosa. Indagar sobre os motivos que levaram aquela pessoa a tornar-se um cuidador de idosos. Esclarecer sobre o grau de dependência do idoso, observando se a pessoa está apta para executar tarefas como banho, alimentação, companhia, etc.


Após o início das atividades, é muito importante observar o comportamento do idoso. Mesmo os acamados, com dificuldade de expressão, se comunicam por gestos e olhares. Mudanças repentinas de comportamento devem ser avaliadas. Importante também conversar com esse cuidador buscando, sempre, informações sobre o dia de trabalho e sobre o comportamento do idoso. 


Porém, para que este processo seja bem sucedido é fundamental que acordos prévios sejam feitos: carga horária, atividades desenvolvidas, folgas e os direitos trabalhistas.



Um cuidador satisfeito com seu trabalho terá um imenso prazer em cuidar!


Fonte: Maria Angélica Sanchez (RJ)



Assistente Social Gerontóloga / Presidente do Dep. de Gerontologia da SBGG-RJ


 


A Home Angels Nova Campinas e Americana possui uma equipe especializada de cuidador de pessoas, cuidador de idosos, cuidador de adultos, cuidador de crianças, pós-operatório e gestantes. Quando você não estiver perto deles, a Home Angels Nova Campinas estará.


 


Você está na Home Angels Campinas Nova Campinas. Agende uma avaliação sem compromisso: (19) 3201-8467 / (19) 98364-4366


__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________  




 



Saiba com a Home Angels Nova Campinas e Americana, como a Síndrome do Pôr do Sol Influencia o comportamento de idosos com Alzheimer


Se existe um momento do dia em que o idoso com Alzheimer se sente mais desconfortável, podemos dizer que é a parte da tarde. Um dos principais motivos dessa agitação e confusão mental tem nome e sobrenome: Síndrome do Pôr do Sol


Essa mudança de comportamento acontece principalmente nos períodos crepusculares, quando a luz do dia vai dando lugar a escuridão da noite. O idoso com Alzheimer tende a se sentir mais confuso, chegando até mesmo a não reconhecer que está em sua casa, pedindo muitas vezes para ir embora. 


Por isso, é importante manter a calma nessas horas, pois o idoso encontra-se agitado e pode se mostrar até mesmo agressivo. Caso isso aconteça, a primeira coisa a ser feita é tentar focar a atenção dele em outro ponto, conversando sobre um tema diferente ou levando-o para outro cômodo da casa.


Lembre-se que o idoso não está fazendo isso de propósito. É importante que o cuidador/familiar consiga identificar os sintomas precocemente e consiga agir de forma calma e eficaz. Essa síndrome acontece em cerca de 20% das pessoas que possuem algum tipo de demência, tornando alguns sintomas mais severos.


Os sintomas são: Esquecimento; Delírios; Ansiedade; Confusão; Agitação e Inquietação. 


Pessoas que apresentam esses sintomas de forma exacerbada também costumam perambular durante a noite, além de terem ataques agressividade repentinos, com muitos gritos. A Síndrome do Pôr do Sol geralmente se manifesta em fases intermediárias da demência, declinando a sua incidência à medida que a doença vai progredindo.Principais causas da Síndrome do Pôr do Sol  


Apesar de não ser ainda bem conhecida, pesquisas apontam que a Síndrome do Pôr do Sol pode estar relacionada a um conjunto de células nervosas que mantêm o corpo ligado durante todo o tempo.


A Síndrome também pode ocorrer com maior incidência quando idoso sente dor, apresenta constipação severa, uma alimentação pobre em nutrientes e vitaminas, quadros de infecções ou se encontra em ambientes barulhentos. 


Como tratar a Síndrome do Pôr do Sol?


Existem algumas formas de atenuar os efeitos dessa síndrome em idosos, como:


Manter o idoso ativo durante o dia: isso ajuda-o a dormir melhor à noite, Evitar cochilos na parte da tarde, Incentivar a prática de exercícios físicos, Desenvolver atividades recreativas que estimulem e deixem o idoso sempre em movimento, Ter uma alimentação saudável e balanceada, Evitar consumir cafeína e açúcar à noite, Evitar fazer refeições em horários tardios, Procurar um médico que possa detectar problemas clínicos como dores e infecções, Aproveitar a luz do dia: a exposição a luz do sol pode ajudar a reduzir alguns sintomas da síndrome, principalmente quando aliado à prática de exercícios, Proporcionar ao idoso um ambiente confortável para dormir; além de manter o cômodo parcialmente iluminado para reduzir os riscos de confusão mental caso o idoso perambule à noite;Ajudar ao idoso com Alzheimer a se orientar em relação ao tempo e espaço, lembrando-o onde ele está e que horas são;


Com os devidos cuidados tomados, as chances do idoso apresentar quadros da Síndrome do Pôr do Sol tende a diminuir! Além disso, existem diversos outros cuidados que podem amenizar os sintomas do Alzheimer e técnicas para esses momentos de dificuldades.


Fonte: Alzheimer 360


A Home Angels Nova Campinas e Americana possui uma equipe especializada de cuidador de pessoas, cuidador de idosos, cuidador de adultos, cuidador de crianças, pós-operatório e gestantes. Quando você não estiver perto deles, a Home Angels Nova Campinas estará.


Você está na Home Angels Campinas Nova Campinas. Agende uma avaliação sem compromisso: (19) 3201-8467 / (19) 98364-4366


__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________   



Cuidador de Pessoas Home Angels Nova Campinas


A Home Angels Nova Campinas é uma empresa de Cuidador de Pessoas que desenvolveu um sistema de alta qualidade, baseado nas melhores práticas recomendadas pelo Ministério da Saúde e pela OMS - Organização Mundial da Saúde relativos a cuidados de idosos, adultos e crianças. 


Nossos Cuidadores de Pessoas prestam assistência emocional e física para que nossos clientes mantenham sua rotina diária completa, e assim, possam continuar usufruindo dos melhores momentos da vida com seus familiares. 



A equipe da Home Angels Nova Campinas unidade é formada por profissionais experientes da saúde fornece suporte e treinamentos técnicos ao 
cuidador de pessoas.




O cuidador de pessoas da Home Angels Nova Campinas é um profissional formado e treinado para prestar atendimento a pessoas que por circunstâncias transitórias ou definitivas, precisam de cuidados específicos. Eles fazem relato diário do atendimento a fim de manter os familiares informados. Uma Supervisora Técnica acompanha o cliente constantemente para avaliar a qualidade do atendimento e passar orientações ao Cuidador. Juntos, formamos uma equipe integrada para tornar a vida mais fácil para quem precisa de cuidado, carinho e atenção.




DIFERENCIAL


A Home Angels Nova Campinas atua junto à população que mais cresce no país e no mundo: a de idosos. Seu foco é prestar assistência emocional e física para que seus clientes mantenham uma vida completa e digna e assim possam continuar usufruindo, com seus familiares, dos bons momentos da vida. 



Como consequência de nossa atuação, parentes com bebês recém-nascidos, adultos ou crianças doentes ou em recuperação cirúrgica também solicitam nossos serviços, promovendo nosso potencial de atuação profissional à um número ainda maior de clientes. Nossas unidades são operadas independentemente por nossos franqueados, que possuem a retaguarda de uma rede nacional de fraqueados que ajudam o semelhante através do serviço de homecare mais carinhoso e qualificado do país. 



A Home Angels Nova Campinas e Americana possui uma equipe especializada de cuidador de pessoas, cuidador de idosos, cuidador de adultos, cuidador de crianças, pós-operatório e gestantes. Quando você não estiver perto deles, a Home Angels Nova Campinas estará.


Você está na Home Angels Campinas Nova Campinas. Agende uma avaliação sem compromisso:


(19) 3201-8467 / (19) 98364-4366


___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


 




Segundo a literatura médica, entre 60% e 70% dos pacientes (que podem ser crianças, adultos ou idosos) desenvolvem a Síndrome de Guillain-Barré depois de terem contraído uma infecção viral ou bacteriana. Os primeiros sintomas são percebidos nos membros inferiores, como fraqueza muscular e parestesias (que são sensações estranhas na pele, como formigamento, coceira, queimação, pressão). Na maioria dos casos, essas manifestações são sentidas em seguida nos membros superiores e depois espalhadas pelo corpo, por meio de dores neuropáticas (ou seja, associadas a doenças no sistema nervoso).


Em geral a Síndrome acontece da seguinte maneira: quando uma pessoa está com uma infecção, produz anticorpos para atacar os vírus ou bactérias invasores. Entretanto, alguns desses microorganismos possuem substâncias semelhantes àquelas encontradas nos nossos nervos (mais precisamente à bainha de mielina, que reveste e protege as células nervosas). Assim, o próprio organismo, produzindo moléculas de defesa contra os patógenos, pode passar a atacar o revestimento dos neurônios (por isso a doença é considerada autoimune).


Esse ataque é tão forte que destrói toda a proteção dos nervos e, com isso, é bloqueada a passagem de estímulos aos nervos motores, que levam as informações do sistema nervoso até os músculos (justamente por isso os primeiros sintomas são fraqueza e parestesias, seguidos de paralisia muscular). Os sinais são progressivos e ocorrem rapidamente, geralmente em menos de uma semana.


Outros sintomas são queda ou aumento da pressão arterial, retenção urinária e constipação intestinal. Em quadros mais graves, os pacientes podem sentir ainda arritmias cardíacas e insuficiência respiratória, principais motivos que fazem a síndrome ser fatal (mas são raros os casos).


Diagnóstico e tratamento          


Se desconfiar da doença, a primeira medida é encaminhar o filhote ao pediatra, que fará uma análise clínica inicial da criança. Em caso de suspeita do médico, o pequeno precisará fazer alguns exames complementares para comprovar, ou não, a Síndrome de Guillain-Barré.


Se o diagnóstico for fechado, é hora de partir para o tratamento. Nas crianças, é recomendado o tratamento com imunoglobulina intravenosa (ou seja, com injeções de outros anticorpos, para destruir os anticorpos produzidos pelo organismo e que estão atacando os nervos) durante no máximo dois dias.


Dado o início do tratamento, as duas primeiras semanas geralmente são marcadas por progressão da Síndrome, seguida de estabilização até, finalmente, a regressão. A recuperação pode levar semanas ou mesmo meses e, para recuperar todos os movimentos que foram comprometidos, a demora pode ser de um ano. Também é necessária a atuação de uma equipe multiprofissional para acompanhar o tratamento, estimular o paciente e mesmo ensiná-lo novamente coisas que ele já sabia (escovar os dentes, pinçar o lápis para escrever, etc), mas que acabou perdendo por conta da síndrome.


Recuperação dos pequenos


Vale destacar que nas crianças o diagnóstico é mais fácil de ser feito e a chance de recuperação muito alta. O importante mesmo é prestar atenção aos sinais, especialmente queixas de dor (que são as manifestações mais comuns nos pequenos) e encaminhar logo o filhote ao pediatra para que, se comprovado um quadro de Síndrome de Guillain-Barré, o tratamento seja iniciado imediatamente.


Fonte: www.mildicasdemae.com.br 


A Home Angels Nova Campinas e Americana possui uma equipe especializada de cuidadores de pessoas, cuidador de idosos, cuidador de adultos, cuidador de crianças, pós-operatório e gestantes. Quando você não estiver perto deles, a Home Angels Nova Campinas estará.


Você está na Home Angels Campinas Nova Campinas. Agende uma avaliação sem compromisso: (19) 3201-8467 / (19) 98364-4366


___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


  



Necessidades Especiais


Deficiência é caracterizada por perda ou anormalidade de uma estrutura ou função psicológica, fisiológica ou anatômica que gere incapacidade para o desempenho de atividades, dentro do padrão considerado normal para o ser humano (Decreto Nº 3298, de 20 de dezembro de 1999). Segundo o IBGE, Censo de 2010, identificou-se que 24,5 milhões de pessoas (14,5% da população), têm algum tipo de deficiência, desde alguma dificuldade para andar, ouvir e enxergar, até as graves lesões incapacitantes. 



Atualmente existem 04% de pessoas com deficiência física no Brasil. Conceitua-se deficiência física como alteração completa ou parcial de um ou mais segmentos do corpo humano, acarretando o comprometimento da função física, apresentando-se sob a forma de paraplegia, paraparesia, monoplegia, monoparesia, tetraplegia, tetraparesia, triplegia, triparesia, hemiplegia, hemiparesia, ostomia, amputação ou ausência de membro, paralisia cerebral, nanismo, membros com deformidade congênita ou adquirida, exceto as deformidades estéticas e as que não produzam dificuldades para o desempenho de funções. 



A deficiência visual soma 48% das pessoas, sendo que os graus de visão abrangem um amplo espectro de possibilidades: desde a cegueira total, até a visão perfeita, também total. A expressão ‘deficiência visual’ se refere ao espectro que vai da cegueira até a visão subnormal. 17% com deficiência auditiva é a incapacidade parcial ou total de audição. Pode ser de nascença ou causada posteriormente por doenças. 



Enquanto que a deficiência intelectual soma 8% da população e caracteriza-se pelo funcionamento intelectual significativamente inferior à média, com manifestação antes dos dezoito anos e limitações associadas a duas ou mais áreas de habilidades adaptativas, tais como: 



1. comunicação; 

2. cuidado pessoal; 

3. habilidades sociais; 

4. utilização dos recursos da comunidade; 

5. saúde e segurança; 

6. habilidades acadêmicas; 

7. lazer; 

8. Trabalho. 



As deficiências podem ter causas pré, peri e pós-natais e os indivíduos que apresentam qualquer deficiência precisam, desde o nascimento, de estímulos adequados para atingirem o máximo de sua capacidade. As rotinas podem ser fonte desse estímulo, desde que trabalhadas da forma correta. 



Para cada caso, a Home Angels possui um cuidador treinado e com experiência para atender às necessidades que a pessoa apresenta, buscando auxiliar na independência e autonomia da pessoa assistida. Esses cuidadores são supervisionados em seu trabalho, garantindo um atendimento de qualidade. Como consequência, buscamos melhorar a qualidade de vida das pessoas independente do problema subjacente. Ter alguém capacitado e experiente cuidando do seu familiar naquilo que ele necessita, trará tranquilidade e harmonia para o seu lar.


A Home Angels Nova Campinas e Americana possui uma equipe especializada de cuidadores de pessoas, para idosos, adultos, crianças, pós-operatório e gestantes. Quando você não estiver perto deles, a Home Angels Nova Campinas estará.


Você está na Home Angels Campinas Nova Campinas. Agende uma avaliação sem compromisso: (19) 3201-8467 / (19) 98364-4366


________________________________________________________________________________________________________________________________________________________  


 



Cuidador de Idosos da Home Angels Nova Campinas



 


 


Um familiar idoso merece todo nosso cuidado e atenção


do nosso Cuidador de Idoso


 


Cuidador de Idoso


A Home Angels Nova Campinas acredita na importância do convívio familiar como auxiliar na recuperação de quadros de saúde de idosos. Assim, ao invés de colocar seu familiar numa casa de repouso, você pode ter um profissional capacitado para atender às necessidades dele em sua própria residência, sem privá-lo do ambiente familiar e da sua rotina diária. 



Desse modo, o Cuidador de idosos incentiva atividades adequadas à sua capacidade atual, mas também está junto quando a limitação é grande, preservando a dignidade do assistido. 



Nossos cuidadores de idosos, além da formação técnica, são treinados para cuidar de idosos como eles precisam, promovendo sua independência e auxiliando-os na realização das atividades pré-estabelecidas, visando preservar as funções existentes e estimular as deficitárias. 



"Incentivo a realizar atividades dentro do limite da capacidade do idoso”


A Home Angels Nova Campinas possui uma equipe especializada de cuidador de idosos, adultos, crianças, pós-operatório e gestantes. Quando você não estiver perto deles, a Home Angels Nova Campinas estará.


Você está na Home Angels Campinas Nova Campinas. Agende uma avaliação sem compromisso: (19) 3201-8467 / (19) 98364-4366


___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________






Home Angels Nova Campinas abre nova unidade em Americana


 


A nova unidade também abrange as cidades de Nova Odessa, Santa Barbara Doeste e regiões próximas. Estará sob a direção e os cuidados da profissional Daniele Chaves, com experiência de mais de 21 anos na área. A unidade Home Angels Americana irá atender idosos, crianças e pacientes acamados ou com doenças degenerativas que precisam de cuidados direcionados.


Segundo a Supervisora da Unidade Home Angels Nova Campinas e Americana, ter um idoso ou uma pessoa portadora de necessidades especiais em casa e se dedicar a ela nem sempre é uma tarefa simples. A maior vantagem de se ter um cuidador profissional é ter alguém realmente apto para realizar um atendimento de qualidade com base na experiência construída e comprovada e nos cursos e treinamentos realizados.


Um cuidador da Home Angels Nova Campinas e Americana é treinado para lidar com o perfil de cada pessoa e propõe estratégias para os cuidados. Pesquisas mostram que o cuidador familiar apresenta níveis elevados de estresse e adoece rapidamente após a ruptura abrupta de sua rotina para se envolver nos cuidados prestados. Assim sendo, ter um cuidador colabora com a manutenção da rotina da pessoa cuidada e da família, mantendo dentro das possibilidades a manutenção saudável dos vínculos familiares e sociais.


A unidade Home Angels Nova Campinas e Home Angels Americana dispõe de uma equipe especializada de cuidadores de pessoas, para idosos, adultos, crianças, pós-operatório e gestantes. Quando você não estiver perto deles, a Home Angels Nova Campinas e Americana estará prestando os cuidados abaixo:


Cuidadores de Pessoas


Cuidador é o profissional que presta atendimento para uma pessoa de qualquer idade, que por problemáticas transitórias ou definitivas, precise de cuidados. A função do cuidador é acompanhar e auxiliar a pessoa a se cuidar, fazendo somente as atividades que ela não consiga fazer sozinha. Os profissionais da Home Angels Nova Campinas e Americana são preparados, treinados e comprometidos com nossa missão de tornar a vida mais fácil para nossos clientes.


Cuidadores de Idosos


A Home Angels Nova Campinas e Americana dispõe de cuidadores capacitados para atender suas necessidades e promover sua independência. Nosso objetivo é prestar assistência emocional e física para que nossos clientes mantenham uma vida completa e digna e assim possam continuar usufruindo, com seus familiares, dos bons momentos da vida.


Necessidades Especiais


A Home Angels Nova Campinas e Americana possuem um cuidador treinado e com experiência para atender às necessidades que a pessoa apresenta, buscando auxiliar na independência e autonomia da pessoa assistida. Esses cuidadores são supervisionados em seu trabalho, garantindo um atendimento de qualidade. Como consequência, buscamos melhorar a qualidade de vida das pessoas independente do problema subjacente.


Doença de Alzheimer


O Alzheimer é uma doença degenerativa, atualmente incurável, mas que possui tratamento, que permite melhorar a saúde, retardar o declínio físico cognitivo, tratar os sintomas, controlar as alterações de comportamento e proporcionar conforto e qualidade de vida ao idoso e sua família. A Home Angels Nova Campinas e Americana possui cuidadores treinados, capacitados e supervisionados para atender idosos com Alzheimer.


 


EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL DANIELE - HOME ANGELS NOVA CAMPINAS E AMERICANA


DANIELE ALAITE CHAVES DE OLIVEIRA


Fisioterapeuta de Formação há 21 anos


Especialização e doutorando na Unicamp


Especialização em Fisio Cardio-Respiratória -  Faculdade de Fisioterapia de Tuiúti - Curitiba-PR


Especialização em Reabilitação Pulmonar pela Escola Paulista de Medicina - SP


·      Hospital Centro Médico de Campinas por 1 ano (Plantonista - UTI e Enfermaria)


·      UTI Adulto do Hospital do Câncer AC Camargo - São Paulo por 1 ano


·      Clínica de Geriatria Fênix - Cuidados com idosos acamados ou não, com diagnósticos de Alzheimer, Parkinson - São Paulo por 1 ano


·      UTI Infantil do Hospital Municipal do Campo Limpo - São Paulo por 2 anos


·      UTI Adulto, Neonatal, Enfermaria Adulta, Puérpera, Pediatria e Pronto-Socorro no Hospital e Maternidade São Luiz - Rede Dor  por 13 anos


  Atendimento Domiciliar (Cuidados fisioterapêuticos a pacientes, idosos, adultos, pós-operatórios, crianças, recém-nascidos com problemas respiratórios, neurológicos e ortopédicos) ainda em atuação.


 


A Home Angels Nova Campinas e Americana possui uma equipe especializada de cuidadores de pessoas, para idosos, adultos, crianças, pós-operatório e gestantes. Quando você não estiver perto deles, a Home Angels Nova Campinas estará.


Você está na Home Angels Campinas Nova Campinas. Agende uma avaliação sem compromisso: (19) 3201-8467 / (19) 98364-4366


___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________



Pessoas com HIV podem se vacinar contra a febre amarela, mas CD4 deve ser maior do que 350


Existente a séculos, esse é considerado o maior surto da doença no país, desde 1980



A busca pela vacinação contra a febre amarela aumentou consideravelmente no último mês. O motivo: algumas regiões silvestres, rurais ou de mata no Brasil vivem um surto da doença. O medo de contrair a febre amarela tem lotado os serviços de saúde no país. Até agora, casos da doença foram notificados nos estados de Minas Gerais, Espírito Santo, Bahia, São Paulo, Distrito Federal, Goiás e Mato Grosso do Sul.


Segundo o infectologista José Valdez Madruga, diretor da Unidade de Pesquisa de Ensaios Clínicos do CRT (Centro de Referência e Treinamento em DST/Aids) de São Paulo, as pessoas vivendo com HIV/aids podem se vacinar contra a doença, mas o CD4 (células de defesa) do paciente deve ser maior do que 350. "A vacina não é indicada para o paciente com baixa imunidade", explicou o especialista.


Valdez disse ainda que nem todas as pessoas vivendo com HIV precisam se vacinar neste momento. "A prioridade é vacinar quem mora ou vai viajar para as regiões onde se concentram os casos, como no leste de Minas Gerais, e Presidente Prudente [SP], por exemplo."


Vacinação


A imunização contra a febre amarela faz parte do calendário nacional e está disponível nos postos de saúde. Tomar a vacina é a principal forma de prevenção contra a doença.


A transmissão da doença ocorre pela picada dos mosquitos Haemagogus e Sabathes. O Aëdes aegypti também é transmissor da febre amarela, mas apenas em área urbana.


Vale lembrar que, em situações de emergência, a vacina pode ser administrada já a partir dos 6 meses. O indicado, no entanto, é que bebês de 9 meses sejam vacinados pela primeira vez. Depois, recebam um segundo reforço aos 4 anos de idade. A vacina tem 95% de eficiência e demora cerca de 10 dias para garantir a imunização depois da primeira aplicação.


Pessoas com mais de 5 anos de idade devem se vacinar e receber a segunda dose após 10 anos. Idosos precisam ir ao médico para avaliar os riscos de receber a imunização.


Por causar reações, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) não recomenda a vacina para pessoas com doenças como lúpus e câncer, devido à baixa imunidade, nem para quem tem mais de 60 anos, grávidas e alérgicos a gelatina e ovo.


Sintomas


Os sintomas iniciais da febre amarela incluem febre de início, súbitos calafrios, dor de cabeça, dores nas costas, dores no corpo em geral, náuseas e vômitos, fadiga e fraqueza.


Atualmente, no Brasil só há casos de febre amarela silvestre. A doença não é contagiosa, ou seja, não há transmissão de pessoa a pessoa. É transmitida somente pela picada de mosquitos infectados com o vírus.


Além dos municípios que têm recomendação para a vacina, como medida de prevenção, 14 municípios do noroeste do Rio de Janeiro e 26 municípios do oeste do Espírito Santo estão vacinando a população que mora próximo à divisa do leste de Minas Gerais com casos suspeitos.


Os seguintes estados não estão na área de recomendação para a vacina: Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas e Sergipe.


História da febre amarela no Brasil


A febre amarela é uma doença existente há séculos. Na década de 1880, supôs-se que o agente causador da doença pudesse ser um microorganismo. O primeiro relato internacional que contestava a ideia de febre amarela como doença contagiosa foi feito por um médico da Ilha de Cuba, Juan Carlos Finlay, em 1881.


No Brasil, o famoso médico brasileiro Emílio Ribas era um dos que acreditavam em contágio, até que vivenciou uma experiência na cidade de Jaú (SP), em 1896. Naquele ano, uma epidemia assolou a cidade e ele, por falta de condições, viu-se obrigado a reunir crianças órfãs em um hospital de isolamento repleto de vítimas da febre amarela. Para sua surpresa as crianças não adoeceram.


Algumas alusões a pernilongos como transmissores começaram a surgir no Brasil ao final do século 19, mas como “um mal” que estaria nas águas. As primeiras observações mais cuidadosas e seguidas de testes para verificação, que evidenciavam o papel dos pernilongos na transmissão da doença, mas não a partir da água e sim de pessoas doentes, foram feitas por Finlay, em continuação aos seus estudos.


Uma descoberta feita em 1878, de que um mosquito era o responsável pela transmissão de uma outra doença, a filariose humana, serviu de apoio a Finlay , que testou a espécie Aëdes aegypti , conhecida primeiro como Culex fasciatus , depois Stegomia fasciata , na transmissão da febre amarela.


No entanto, experimentos com todos os testes rigorosamente planejados e conduzidos em Cuba só foram feitos em 1900, por uma equipe americana que se guiou pelos conhecimentos de Finlay. Os resultados foram apresentados em um congresso realizado em fevereiro de 1901, confirmando as descobertas de Finlay. A partir daí iniciou-se uma campanha radical em Cuba para o controle do Aëdes aegypti, que até outubro do mesmo ano livrou Havana de tantas mortes por febre amarela.


Em 1903, o médico Oswaldo Gonçalves Cruz é nomeado diretor geral de Saúde Pública. Poucos dias após assumir, ele apresenta medidas profiláticas que acreditava necessárias no controle da febre amarela. Oswaldo Cruz conhecia os trabalhos de Finlay e da equipe americana, cujos resultados divulgou no Brasil para os demais médicos.


Em 1903, ele consegue controlar a febre no Brasil. Seu feito foi mundialmente reconhecido. Em 1928, ela ressurge no Brasil e na África, quando novas facetas do seu ciclo foram descobertas. Neste ano, a doença causou 436 mortes no Brasil. Uma campanha nacional contra a febre começa no país, por meio de um contrato assinado com a Fundação Rockfelle.


Max Theiler e Henry Smith, da Fundação Rockefeller, pesquisavam um imunizante da doença. Em 1936, eles chegaram à cepa 17D da febre amarela, vírus atenuado por passagens em cérebro de ratos e em embrião de pinto. No ano seguinte, a vacina foi testada pela primeira vez no Brasil.


Em 1940, foi desenvolvido estudo de campo no sul de Minas Gerais, com a imunização de mais de 5 mil pessoas. A pesquisa deu subsídios para os últimos ajustes na forma final da vacina.


Após ampla campanha de combate ao Aëdes aegypti, em 1957, essa espécie foi declarada erradicada do Brasil, na XV Conferência Sanitária Pan-americana.


Depois dessa data, o país teve alguns picos da doença. Em 1993, foram 83 casos registrados e em 1999, 76. A última epidemia da doença no país aconteceu nos anos de 2008 e 2009, com 46 e 47 casos, respectivamente. No ano passado, foram sete registros, com cinco mortes.


Atualmente, o Brasil vive um novo surto, considerado o maior na história, desde 1980. Segundo o Ministério da Saúde, desde 2015, foram 921 notificações da doença; destas, 161 tiveram resultado positivo para o vírus e 702 ainda estão em investigação.


Redação da Agência de Notícias da Aids (imprensa@agenciaaids.com.br) com informações do Centro Cultural do Ministério da Saúde (CCS), portal da Unesp e Agências


A Home Angels Nova Campinas possui uma equipe especializada de cuidadores de pessoas, para idosos, adultos, crianças, pós-operatório e gestantes. Quando você não estiver perto deles, a Home Angels Nova Campinas estará.


Você está na Home Angels Campinas Nova Campinas. Agende uma avaliação sem compromisso: (19) 3201-8467 / (19) 98364-4366


___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________



Independência e autonomia: se uma acaba, a outra pode continuar


Há dois conceitos em gerontologia que são da maior importância para todos que se relacionam com pessoas idosas: independência e autonomia. Independência é a capacidade de realizar atividades cotidianas sem auxílio: vestir-se, tomar banho etc. Autonomia refere-se à capacidade de gerir a própria vida e tomar decisões.  


Significa viver de acordo com seus desejos e suas próprias regras


Cognição, a capacidade mental de compreender e resolver os problemas do cotidiano, é a chave de tudo.  Se uma pessoa que sofreu um AVC perdeu parte dos movimentos, pode ter sua independência comprometida parcialmente, mas isso não significa que sua autonomia deva ser cerceada: ela continuará sendo dona das decisões do seu dia a dia. Todos os profissionais que atuam na área da gerontologia têm a preocupação de tornar o paciente o mais independente possível pelo maior tempo da sua existência. Portanto, não faz sentido infantilizar alguém mais velho, o que inclui a privacidade do idoso, que deve ser preservada e respeitada.


Quando se entra no território da perda da autonomia, há mais desafios técnicos – e éticos. Quem tem demência ou doença de Alzheimer vai demandar um monitoramento ainda mais intenso, porque nem sempre poderá contar com precisão o que está sentindo, ou se lembrar de fatos recentes importantes. O médico dependerá de cuidadores e familiares para obter as informações complementares sobre o cotidiano do paciente.


A Home Angels Nova Campinas possui uma equipe especializada de cuidadores para idosos, adultos, crianças, pós-operatório e gestantes. Quando você não estiver perto deles, a Home Angels Nova Campinas estará.


Você está na Home Angels Campinas Nova Campinas. Agende uma avaliação sem compromisso: (19) 3201-8467 / (19) 98364-4366


 


___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________



DEVO TOMAR A VACINA CONTRA FEBRE AMARELA?


O crescente número de casos de febre amarela na região leste de Minas Gerais gerou inúmeras dúvidas sobre a doença e uma corrida até as unidades de saúde em busca de imunização. O Ministério da Saúde elaborou uma série de perguntas e respostas sobre o tema. Confira a seguir a entrevista com a coordenadora do Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde, dra. Carla Domingues.




Qual o esquema vacinal recomendado pelo Ministério da Saúde para a febre amarela?


O esquema da febre amarela é de duas doses, tanto para adultos quanto para crianças. As crianças devem receber as vacinas aos nove meses e aos quatro anos de idade. Assim, a proteção está garantida para o resto da vida. Para quem não tomou as doses na infância, a orientação é de uma dose da vacina e outra de reforço, dez anos depois da primeira. As recomendações são apenas para as pessoas que vivem ou viajam para as áreas de recomendação da vacina. A população que não vive na área de recomendação ou não vai se dirigir a essas áreas não precisa buscar a vacinação neste momento.


No momento, com os casos confirmados no estado de Minas Gerais, há mudança na indicação da vacina contra a febre amarela?


Não há mudança no esquema de vacinação. Devem se vacinar contra a febre amarela apenas pessoas que moram nas áreas de recomendação da vacina ou que viajam para essas localidades e que estão com o esquema de vacinação incompleto, ou seja, quem não tomou as duas doses recomendadas pelo Ministério da Saúde. Para adultos que tomaram a primeira dose há menos de dez anos, também não há necessidade de adiantar a dose de reforço.


Para quem já tomou duas doses da vacina e mora nas áreas de recomendação, uma terceira dose significa mais proteção?


As duas doses são o suficiente para proteger durante toda a vida. Uma terceira dose não vai criar nenhuma proteção adicional. A OMS (Organização Mundial da Saúde) recomenda uma única dose para toda a vida. O Brasil, buscando uma maior segurança, adota o esquema de duas doses. Portanto, quem recebeu duas doses, na infância ou na fase adulta, já está devidamente protegido e não precisa buscar o serviço de saúde


E para quem perdeu o cartão de vacinação e não tem conhecimento da própria situação vacinal, qual a orientação?


Quem perdeu o cartão de vacinação deve procurar o serviço de saúde que costuma frequentar e tentar resgatar o histórico. Caso isso não seja possível, a recomendação é iniciar o esquema normalmente. Portanto, pessoas a partir de cinco anos de idade que nunca foram vacinadas ou sem comprovante de vacinação devem receber a primeira dose da vacina e um reforço, dez anos depois. Essa recomendação é apenas para as áreas de recomendação da vacina. Vale destacar a situação de saúde deve ser informada ao profissional de saúde, para que seja possível avaliar se há contraindicação


Quais são as contraindicações para a vacina da febre amarela?


A vacina é contraindicada para crianças menores de seis meses, idosos acima dos 60 anos, gestantes, mulheres que amamentam crianças de até seis meses, pacientes em tratamento de câncer e pessoas imunodeprimidas. Em situações de emergência epidemiológica, vigência de surtos, epidemias ou viagem para área de risco, o médico deverá avaliar o benefício e o risco da vacinação para estes grupos, levando em conta o risco de eventos adversos.


Qual a orientação para turistas estrangeiros que visitam as áreas de recomendação de vacina no Brasil?


Para turistas que forem se dirigir a uma área com recomendação de vacina — tanto estrangeiros quanto brasileiros – e que não completaram o esquema de duas doses, a recomendação é que seja vacinado pelo menos dez dias antes da viagem, que é o tempo que a vacina leva para criar anticorpos e a pessoa estar devidamente protegida. Quem tomou a primeira dose há menos de dez anos não precisa adiantar o reforço.


No caso das crianças que vão iniciar o esquema, existe algum risco em receber a febre amarela junto com outras vacinas?


A vacina para febre amarela não deve ser aplicada ao mesmo tempo que a vacina tríplice viral (que protege contra sarampo, rubéola e caxumba) ou tetra viral (que protege contra sarampo, rubéola, caxumba e varicela). Se a criança tiver alguma dose do Calendário Nacional de Vacinação em atraso, ela pode tomar junto com a febre amarela, com exceção da tríplice viral ou tetra viral. A criança que não recebeu a vacina para febre amarela nem a tríplice viral ou tetra viral e for atualizar a situação vacinal, a orientação é receber a dose de febre amarela e agendar a proteção com a tríplice viral ou tetra viral para 30 dias depois.


 


Vacina Febre Amarela


 


A Home Angels Nova Campinas possui uma equipe especializada de cuidadores para idosos, adultos, crianças, pós-operatório e gestantes. Quando você não estiver perto deles, a Home Angels Nova Campinas estará.


Você está na Home Angels Campinas Nova Campinas. Agende uma avaliação sem compromisso: (19) 3201-8467 / (19) 98364-4366


___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________



SÍNDROME DE DOWN


Olhos amendoados, linguinha para fora da boca, pescocinho mais curto e mais largo. Bem-vindo, temos um bebê com Síndrome de Down e assim a vida vira de ponta cabeça! A Síndrome de Down é uma condição cromossômica causada por um cromossomo extra no par 21, onde, além das alterações físicas, o bebê tem deficiência intelectual e outras doenças associais, como as cardíacas.


Calma! A notícia soa estranho nesse primeiro momento, mas a Síndrome de Down altera a velocidade do desenvolvimento e a criança deverá ser estimulada e acompanhada para os ganhos necessários e será uma criança, como qualquer criança. Lembre-se, antes de tudo estamos falando de uma criança. Para começar a conversa é importante viver o luto do filho esperado versus o filho real. Os sonhos durante a gestação com a carinha do bebê, o nariz, cabelo, profissão, roupa ficou suspenso, mas é hora de voltar. Essa criança poderá estudar, se formar e ter uma profissão, terá preferências, gostos, sonhos, ideias. Terá personalidade, necessidades, terá um caminho de vida! Simples, caminho de vida, como todos nós temos. O importante nesse primeiro momento de vida é fornecer os estímulos necessários.


Comece adaptando o quarto. Berço no meio do quarto, nada de encostar um dos lados na parede. Estímulos visuais e auditivos devem ser integralmente realizados de ambos os lados. Móbile colorido e com música. Brinquedos com textura, pé no chão, no piso, na areia. Mão na boca, mão no brinquedo, tudo isso faz parte do aprendizado e do estímulo. Os bebês com Síndrome de Down apresentam dificuldade inicial de controle da cabeça e do tronco, os músculos são “frouxos”, isso chama hipotonia. Então é importante ajudar o bebê a brincar de barriga para baixo onde esses músculos são mais exigidos e com isso mais trabalhados. Coloque a frente do bebê brinquedos atrativos, chamativos. Claro que não é a posição mais agradável, mas é a que mais envolve trabalho! Estimule o paladar através de diferentes texturas de comida e de sabores. Purê, laranja, banana, sopinha, são diferentes em suas consistências, cores e sabores.


Deixe-o conhecer o mundo pelas mãos e ter contato com a comida, também. A audição tá no jogo! Cante músicas, imite barulhos dos animais, deixe que com a casa funcione normalmente, TV ligada, rádio, telefone tocando, nada mudou! Ajude-o a brincar sentado, coloque almofadas para escorar e estimule com brinquedos, músicas, sons. Sabe aquela calça jeans velha? Ela pode ser preenchida com espuma e o bebe colocado entre as pernas, isso dará segurança e apoio para o brincar. Se tiver retalho, pedacinho de eva, botão, bichinhos, a calça pode ser outra fonte de estímulo. O desenvolvimento será feito pelos caminhos da vida. Vamos caminhar juntos com esse bebê?


Texto por Silvia Camila - Coordenadora Técnica


 

A Home Angels Nova Campinas possui uma equipe especializada de cuidadores para idosos, adultos, crianças, pós-operatório e gestantes. Quando você não estiver perto deles, a Home Angels Nova Campinas estará.

 



Você está na Home Angels Campinas Nova Campinas. Agende uma avaliação sem compromisso: (19) 3201-8467 / (19) 98364-4366


___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________





EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL DANIELE - HOME ANGELS NOVA CAMPINAS


Biografia do franqueado


DANIELE ALAITE CHAVES DE OLIVEIRA




Fisioterapeuta de Formação há 21 anos


Especialização na Unicamp - Pediatria


Faculdade de Fisioterapia de Tuiúti - Curitiba-PR em Fisio Cardio-Respiratória


Especialização em Reabilitação Pulmonar pela Escola Paulista de Medicina


 


·      Hospital Centro Médico de Campinas por 1 ano (Plantonista - UTI e Enfermaria)


·      UTI Adulto do Hospital do Câncer AC Camargo - São Paulo por 1 ano


·      Clínica de Geriatria Fênix - Cuidados com idosos acamados ou não, com diagnósticos de Alzheimer, Parkinson - São Paulo por 1 ano


·      UTI Infantil do Hospital Municipal do Campo Limpo - São Paulo por 2 anos


·      UTI Adulto, Neonatal, Enfermaria Adulta, Puérpera, Pediatria e Pronto-Socorro no Hospital e Maternidade São Luiz - Rede por 13 anos


·      Atendimento Domiciliar (Cuidados fisioterapêuticos a pacientes, idosos, adultos, pós-operatórios, crianças, recém-nascidos com problemas respiratórios, neurológicos e ortopédicos) por 20 anos.


 


Contrate os cuidadores da Home Angels Nova Campinas


A Home Angels Nova Campinas é uma empresa de Cuidadores de Pessoas que desenvolveu um sistema de alta qualidade, baseado nas melhores práticas recomendadas pelo Ministério da Saúde e pela OMS - Organização Mundial da Saúde relativos a cuidados de idosos, adultos e crianças. Nossos Cuidadores prestam assistência emocional e física para que nossos clientes mantenham sua rotina diária completa, e assim, possam continuar usufruindo dos melhores momentos da vida com seus familiares. 


Os cuidadores da home Angels Nova Campinas são profissionais formados e treinados para prestar atendimento a pessoas que por circunstâncias transitórias ou definitivas, precisam de cuidados específicos. Eles fazem relato diário do atendimento a fim de manter os familiares informados. Uma Supervisora Técnica acompanha o cliente constantemente para avaliar a qualidade do atendimento e passar orientações ao Cuidador. Juntos, formamos uma equipe integrada para tornar a vida mais fácil para quem precisa de cuidado, carinho e atenção.



A Home Angels Nova Campinas possui uma equipe especializada de cuidadores para idosos, adultos, crianças, pós-operatório e gestantes. Quando você não estiver perto deles, a Home Angels Nova Campinas estará.




Você está na Home Angels Campinas Nova Campinas. Agende uma avaliação sem compromisso: (19) 3201-8467 / (19) 98364-4366


 


___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ 




TODOS PRECISAM SABER - COMO SALVAR UMA CRIANÇA DE ASFIXIA OU ENGASGO POR COMIDA OU OBJETO


Boa parte dos pais não sabe o que fazer se o filho sofre asfixia/ sufocamento por engasgo com objeto ou alimento. Nos Estados Unidos, esse percentual de papais e mamães desinformados sobre como agir em caso da criança ficar asfixiada/engasgada chega a 40%, segundo pesquisa.


Existe um procedimento que deve ser feito nesses casos para salvar a vida da vítima. É a manobra de Heimlich.


Essa técnica é extremamente eficaz, mas precisa ser aplicada da forma certa.


O modo de execução da técnica vai variar se for feita com bebê ou uma criança um pouco maior.


 


 


 




 


 


 


 



Vamos à explicação da manobra de Heimlich em bebês:


 


 


 


 



- Segure a vítima de cabeça para baixo, apoiando-o nas coxas. 



- Bata nas costas utilizando a parte mais saliente da palma de sua mão (até cinco vezes) para desalojar o alimento ou o objeto preso nas vias vias respiratórias (traqueia).



- Se o alimento/objeto permaner alojado, vire o bebê ao contrário e aplique até cinco compressões torácicas.


 


- Continue o ciclo até que o alimento/objeto sair das vias respiratórias.


Se ficar com dúvida, veja o vídeo de novo.



É muito importante que os pais saibam aplicar essa técnica. Por isso divulgue e compartilhe esta informação para o maior número de pessoas nas suas redes sociais, pois ela pode salvar uma vida um dia.


 


 



Fonte: Cura Pela Natureza


 


 


A Home Angels Nova Campinas possui uma equipe especializada de cuidadores para idosos, adultos, crianças, pós-operatório e gestantes. Quando você não estiver perto deles, a Home Angels Nova Campinas estará.


 



Você está na Home Angels Campinas Nova Campinas . Agende uma avaliação sem compromisso: (19) 3201-8467 / (19) 98364-4366


 ___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


 



GOOGLE COLOCA NO MERCADO COLHER QUE DIMINUI O TREMOR DAS MÃOS DE PACIENTES COM PARKINSON



 


Um ato que para todos é quase automático, para pessoas com Parkinson pode ser um desafio, de alimentar sozinho com talheres. Os tremores que não são controlados, causados por esta doença, além de derrubar a comida causa muito constrangimento para estas pessoas em restaurantes e no trabalho. 



A empresa Lift Lab recentemente comprada pelo Google (set/2014) tinha o projeto liftware spoon uma colher que reage ao tremor da mão deixando a colher o mais estável possível, possibilitando que  76% do alimento permaneça na colher, facilitando que as pessoas com Parkinson se alimentem com mais autonomia.



“Nós queremos ajudar as pessoas em suas vidas diárias e, em longo prazo, aumentar a compreensão sobre esse tipo de enfermidade” disse Katelin Jabbari, porta-voz do Google.



Sergey Brin, um dos fundadores do Google, convive com Parkinson bem de perto, sua mãe sofre da doença, e já fez uma doação de US$ 50 milhões para pesquisas relacionadas a esse tipo de enfermidade. 



É a tecnologia a favor das pessoas, devolvendo os hábitos diários e autonomia as pessoas que precisam.


Fonte: Razões para Acreditar


A Home Angels Nova Campinas possui uma equipe especializada de cuidadores para idosos, adultos, crianças, pós-operatório e gestantes. Quando você não estiver perto deles, a Home Angels Nova Campinas estará.


 



Você está na Home Angels Campinas Nova Campinas. Agende uma avaliação sem compromisso: (19) 3201-8467 / (19) 98364-4366


 ___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


 



NÃO SE LAMENTE POR ENVELHECER: É UM PRIVILÉGIO NEGADO A MUITOS



Envelhecer é um privilégio, uma arte, um presente. Somar cabelos brancos, arrancar folhas no calendário e fazer aniversário deveria ser sempre um motivo de alegria. De alegria pela vida e pelo que estar aqui representa.


Todas as nossas mudanças físicas são reflexo da vida, algo do que nos podemos sentir muito orgulhosos.


Temos que agradecer pela oportunidade de fazer aniversário, pois graças a ele, cada dia podemos compartilhar momentos com aquelas pessoas que mais gostamos, podemos desfrutar dos prazeres da vida, desenhar sorrisos e construir com nossa presença um mundo melhor…


As rugas nos fazem lembrar onde estiveram os sorrisos


As rugas são um sincero e bonito reflexo da idade, contada com os sorrisos dos nossos rostos. Mas quando começam a aparecer, nos fazem perceber quão efêmera e fugaz é a vida.


Como consequência, frequentemente isso nos faz sentir desajustados e incômodos quando, na verdade, deveria ser um motivo de alegria. Como é possível que nos entristeça ter a oportunidade de fazer aniversário?


Porque temos medo de que, ao envelhecermos, percamos capacidades. Porque pensamos na velhice como um castigo, de maneira pejorativa e humilhante. Do mesmo modo, fazer aniversário nos faz olhar para trás e nos expõe ao que fizemos durante nossa vida.


Dizer obrigado por cada ano completo

Deveríamos agradecer à vida pela oportunidade de permanecer e de ter a capacidade e a consciência de desfrutar. Que sentido tem nos lamentarmos e nos queixarmos por termos possibilidades? Não é verdade que daríamos o que fosse para ter aqueles que perdemos do nosso lado? Por que não colocamos vontade na vida e deixamos de dissimular nosso caminhar?


Fazer aniversário deveria ser um motivo de alegria. Cada dia conta com 1440 minutos de novas opções, de maravilhosos pensamentos, de centenas de matizes em nossos sentimentos. Cada segundo nos faz mais capazes de experimentar e de aproveitar todas as opções que surgem ao nosso redor.


Cada ano é uma medalha, uma oportunidade para acumular lembranças, para fazer nossos os instantes, para soprar as velas com força e orgulho. Deseje continuar cumprindo sonhos, segundos, minutos, horas, dias, meses e anos… E, sobretudo, poder celebrá-los com a vida e com as pessoas que o rodeiam.


Abaixo, um sábio texto de José Saramago sobre o assunto:


QUANTOS ANOS TENHO?


Tenho a idade em que as coisas se olham com mais calma, mas com o interesse de seguir crescendo.


Tenho os anos em que os sonhos começam a se acariciar com os dedos e as ilusões se tornam esperança.


Tenho os anos em que o amor, às vezes, é uma louca labareda, ansiosa para se consumir no fogo de uma paixão desejada. E outras, é um remanso de paz, como o entardecer na praia.


Quantos anos tenho? Não preciso de um número marcar, pois meus desejos alcançados, as lágrimas que pelo caminho derramei ao ver minhas ilusões quebradas…

Valem muito mais do que isso.

O que importa se fizer vinte, quarenta, ou sessenta!

O que importa é a idade que sinto.


Tenho os anos que preciso para viver livre e sem medos.

Para seguir sem temor pelo atalho, pois levo comigo a experiência adquirida e a força de meus desejos.


Quantos anos tenho? Isso a quem importa!

Tenho os anos necessários para perder o medo e fazer o que quero e sinto.


 José Saramago


Não se lamente por envelhecer. A vida é um presente que nem todos temos o privilégio de desfrutar. É um frasco de suspiros, de tropeços, de aprendizagens, de prazeres e de sofrimentos. Por isso, em si mesma, é maravilhosa.


E também por isso é imprescindível aproveitar cada momento, fazê-lo nosso, nos sentirmos afortunados. Acumular juventude é uma arte que consiste em fazer com que seja mais importante a vida dos anos do que os anos de vida.


Não é tão importante se somamos cabelos brancos, rugas ou se nosso corpo nos pede trégua a cada manhã. O que verdadeiramente é relevante é crescer, porque no final das contas, fazer aniversário é inevitável, mas envelhecer é opcional.


Fonte: Revista Pazes


 


A Home Angels Nova Campinas possui uma equipe especializada de cuidadores para idosos, adultos, crianças, pós-operatório e gestantes. Quando você não estiver perto deles, a Home Angels Nova Campinas estará.


 



Você está na Home Angels Campinas Nova Campinas. Agende uma avaliação sem compromisso: (19) 3201-8467 / (19) 98364-4366


___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


 


 




fiogf49gjkf0d

AS CRIANÇAS AMADAS SE TORNAM ADULTOS QUE SABEM AMAR 



Nossas primeiras experiências com o mundo marcam o início do nosso desenvolvimento emocional. Na infância se tece uma rede que conectará nossa mente e nosso corpo, o que determinará em grande parte o desenvolvimento da capacidade de sentir e de amar.


Neste sentido, nosso crescimento emocional dependerá dos nossos primeiros intercâmbios emocionais, que nos ensinarão o que ver e o que não ver no mundo emocional e social no qual nos encontramos.


Assim, o campo da nossa infância nos permite semear o amor de maneira natural, o que determinará que a capacidade de amar e de sermos amados cresça de maneira saudável e nos ajude a nos desenvolvermos no futuro.


“Somos seres emocionais que aprendem a pensar, não máquinas pensantes que aprendem a sentir”

Stanisla Bachrach


Se alimentarmos as crianças com amor, os medos morrerão de fome

As amostras de carinho e afeto elevam a autoestima das crianças e as ajudam a construir uma personalidade emocionalmente adaptada e inteligente. Ou seja, o nosso amor as ajuda a lidar com os medos naturais que surgem nas diferentes idades, fomentando um grau de sensibilidade saudável.


As crianças têm uma confiança natural em si mesmas. De fato, nos surpreende que frente a desvantagens insuperáveis e fracassos repetidos elas não desistam. A persistência, o otimismo, a automotivação e o entusiasmo são qualidades inatas das crianças.


Percebermos isso nos ajuda a sermos conscientes do quão importante é amarmos nossos filhos e educá-los em relação ao respeito, empatia, expressão e compreensão dos sentimentos, controle da impaciência, capacidade de adaptação, amabilidade e independência.



O que podemos fazer para criar crianças felizes e saudáveis?

O temperamento de uma criança reflete um sistema de circuitos emocionais inatos específicos no cérebro, um esquema de sua expressão emocional presente e futura, e de seu comportamento. Estes podem ser adequados ou não, por isso a educação deve se tornar um apoio e um guia para elas.


Para alcançar uma saúde emocional ideal, devemos mudar a forma como se desenvolve o cérebro das crianças. A ideia é que através do amor e da educação emocional estimulemos certas conexões neuronais saudáveis.


Ou seja, todas as crianças e todos os adultos partem de certas características determinadas que devem ser administradas em conjunto para que possamos alcançar o bem-estar físico e emocional.

Por exemplo, quando uma criança é tímida por natureza os adultos que se encontram ao seu redor a protegem exageradamente, fazendo com que ela se torne ansiosa com o passar do tempo.


A educação emocional requer uma certa “desaprendizagem” adulta. Uma criança tímida deve aprender a dar nome às suas emoções e a enfrentar o que a perturba, não deve sentir que cortamos suas asas porque ela é vulnerável. Um adulto deve demonstrar empatia sem reforçar suas preocupações, propondo, por sua vez, novos desafios emocionais que a permitam evoluir. Deve-se proteger a saúde emocional da criança através do desenvolvimento de suas características naturais.


As chaves básicas de uma educação emocional saudável

1. Os especialistas costumam recomendar que ajudemos as crianças a falarem de suas emoções como uma maneira de compreender a si mesmas e os demais. Entretanto, as palavras só dão conta de uma pequena parte (10%) do verdadeiro significado que obtemos através da comunicação emocional.


Por essa razão, não podemos ficar só na verbalização; devemos ensiná-las a compreender o significado da postura, das expressões faciais, do tom de voz e de qualquer tipo de linguagem corporal. Isso será muito mais efetivo e completo para o seu desenvolvimento.


2. Há anos vem se promovendo o desenvolvimento da autoestima de uma criança através do elogio constante. Entretanto, isso pode fazer mais mal do que bem. Os elogios só ajudarão as nossas crianças a se sentirem bem consigo mesmas se eles estiverem relacionados a ganhos específicos e ao domínio de novas aptidões.


 

3. O estresse é um dos grandes inimigos da infância. Entretanto, é um inconveniente com o qual elas têm que conviver, por isso protegê-las em excesso é uma das piores coisas que podemos fazer. devem aprender a enfrentar estas dificuldades naturais de tal forma que desenvolvam novos caminhos neurais que as permitam se adaptar ao meio no qual vivem.

Não podemos tentar criar nossas crianças em um mundo da Disney de inocência e ingenuidade. O estresse e a inquietação fazem parte do mundo real e da experiência humana, tanto quanto o amor e o cuidado.

Se tentarmos eliminar esses obstáculos, impediremos que elas tenham a oportunidade de aprender e desenvolver capacidades realmente importantes que as ajudem a enfrentar desafios e decepções que são inevitáveis na vida.


fonte: Revista Pazes


 


A Home Angels Nova Campinas possui uma equipe especializada de cuidadores para idosos, adultos, crianças, pós-operatório e gestantes. Quando você não estiver perto deles, a Home Angels Nova Campinas estará.



Você está na Home Angels Campinas Nova Campinas. Agende uma avaliação sem compromisso: (19) 3201-8467 / (19) 98364-4366


___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


 



AMAMENTAÇÃO É CAPAZ DE REDUZIR A MORTALIDADE INFANTIL, DIZ PESQUISA 


A amamentação poderia salvar a vida de mais de 800 mil crianças no mundo por ano e prevenir 20 mil mortes causadas pelo câncer de mama. A conclusão é de um estudo comandado pela Universidade Federal Pelotas, no Rio Grande do Sul, e publicado na revista médica Lancet.


Durante dois anos, os cientistas que participaram do projeto analisaram mais de mil artigos sobre aleitamento materno a fim de descobrir as consequências da falta de amamentação. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, os bebês devem se alimentar exclusivamente do leite materno até os 6 meses de idade. Após esse período, é permitida a introdução de alimentos junto da amamentação, que deve ser realizada até os 2 anos.


No entanto, apenas 37% das crianças com menos de 6 meses são amamentadas exclusivamente com leite materno nos países de média e baixa renda. Já nos países ricos, uma em cada cinco crianças é amamentada até os 12 meses, o que reduz em um terço as taxas de mortalidade infantil.


“Há um grande equívoco ao achar que o leite materno pode ser substituído por produtos artificiais sem trazer más consequências. A decisão de não amamentar traz consequências para a saúde, nutrição e desenvolvimento das crianças e das mulheres”, disse César Víctora, um dos coordenadores do projeto, ao jornal The Telegraph


Além disso, a pesquisa revelou que a amamentação exclusiva poderia evitar a ocorrência de um terço das infecções respiratórias e metade dos casos de diarreia em crianças nos países de média e baixa renda. Isso poderia reduzir os custos relacionados a tratamentos e gerar uma economia de US$ 300 bilhões no mundo.


fonte: Baby Cidade


A Home Angels Nova Campinas possui uma equipe especializada de cuidadores para idosos, adultos, crianças, pós-operatório e gestantes. Quando você não estiver perto deles, a Home Angels Nova Campinas estará.


 



Você está na Home Angels Campinas Nova Campinas. Agende uma avaliação sem compromisso: (19) 3201-8467 / (19) 98364-4366


___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


 






Pesquisadores da Universidade Federal do Pará descobriram que uma substância encontrada no talo da planta estimula a produção de novos neurônios no hipocampo, área do cérebro ligada à memória.


Agora a equipe de pesquisadores estuda a viabilidade de produzir fitoterápicos e está fechando um acordo com uma empresa farmacêutica internacional.


Com a produção de novos neurônios, a hipótese é que novas sinapses – conexões entre as células do cérebro – sejam criadas, revertendo quadros de perda de memória recente, comum em pacientes com Alzheimer.


Os pesquisadores também acreditam que o medicamento à base de camapu possa ser usado para uma possível reversão de morte neuronal que ocorre em pacientes com quadros de depressão, já que a substância induz o nascimento de novos neurônios.


“A notícia é muito boa, principalmente pelo fato de esta substância estimular o crescimento neuronal na área do hipocampo. A gente está falando da criação de novos neurônios, algo que algum tempo atrás não se falava”, diz Milton Nascimento dos Santos, do Grupo de Pesquisas Bioprospecção de Moléculas Ativas da Flora Amazônicada da Universidade Federal do Pará.



Testes 


As propriedades neurogênicas da planta de camapu já foram testadas em laboratório e em ratos, agora os pesquisadores buscam fazer testes clínicos e também analisar a viabilidade da produção da substância em larga escala.


Como a substância é muito complexa e difícil de ser sintetizada em laboratório, Silva quer testar se ela está presente em toda a planta e se é produzida o ano inteiro, ou em um período longo.


“A substância pode ser uma maravilha, mas se só é produzida pela planta uma vez por ano, a produção de fitoterápicos ficaria inviável”, diz Silva.


Esta segunda fase da pesquisa contará com o apoio financeiro de uma farmacêutica internacional. “Não posso falar o nome da empresa porque o contrato ainda está sendo fechado”, despista.


 


fonte: Só Notícia Boa


 


A Home Angels Nova Campinas possui uma equipe especializada de cuidadores para idosos, adultos, crianças, pós-operatório e gestantes. Quando você não estiver perto deles, a Home Angels Nova Campinas estará.


 



Você está na Home Angels Campinas Nova Campinas. Agende uma avaliação sem compromisso: (19) 3201-8467 / (19) 98364-4366


___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


 



CIRURGIA DE MÉDICO BRASILEIRO REVERTE ALZHEIMER: MEMÓRIA VOLTANDO


O cirurgia de Implante de Estimulador Cerebral Profundo foi dia 11 de dezembro no Hospital Napoleão Laureano, em João Pessoa, na Paraíba, e os equipamentos foram ligados pouco antes do Natal.


O idoso sofre de Alzheimer há 2 anos e tinha um quadro de leve a moderado da doença.


Recuperação da memória


Em entrevista ao SóNotíciaBoa o médico que fez a cirurgia, Rodrigo Marmo, de 35 anos, afirmou que “na primeira semana o paciente apresentou resultados iniciais animadores”.


Ainda de acordo com o especialista, “15 dias após a cirurgia o paciente volta a se lembrar de caminhos, o vocabulário melhora e ele fica mais atento às conversas”.


A cirurgia


O Implante de Estimulador Cerebral Profundo, foi uma cirurgia usada inicialmente para outra doença: o Mal de Parkinson.


Em 2008 especialistas de Toronto, no Canadá, passaram a usar a técnica experimentalmente em 6 pacientes com Alzheimer


Os resultados positivos atraíram atenção de especialistas dos EUA e de lá pra cá, juntos, especialistas dos dois países “já fizeram a cirurgia em 42 pacientes. Ela não é mais considerada experimental”, alerta o médico brasileiro.



O implante


Rodrigo Marmo se baseou nos estudos que acompanhou em Toronto, no Canadá, durante sua especialização, para operar o paciente brasileiro de 77 anos.


Ele explicou ao SóNotíaBoa como é o procedimento:


“Um marca-passo cerebral é implantado no paciente. Eletrodos, conectados a uma bateria presa no peito, dão pequenas descargas elétricas no cérebro, que estimulam o circuito da memória”.


11 ou 15 dias após a cirurgia o equipamento é ligado e começam a aparecer os primeiros resultados, conta o médico.


Vitória na justiça


A cirurgia é cara porque os eletrodos e o marca-passo são importados.


Custa em torno de 200 mil reais.


Como o paciente vinha piorando – os remédios não estavam fazendo mais efeito – e o plano de saúde se recusou a pagar pela operação do idoso da Paraíba, porque procedimento ainda não foi libertado o pelo Ministério da Saúde – a família dele entrou na justiça… e venceu!


O convênio foi obrigado a pagar pela mesma cirurgia canadense, feita no Brasil pelo especialista Rodrigo Marmo.


Alerta


O especialista alerta que o Implante de Estimulador Cerebral Profundo “não significa a cura do Alzheimer”, apesar de melhorar significativamente a qualidade de vida do paciente.




fonte: Só Notícia Boa


 


A Home Angels Nova Campinas possui uma equipe especializada de cuidadores para idosos, adultos, crianças, pós-operatório e gestantes. Quando você não estiver perto deles, a Home Angels Nova Campinas estará.


 



Você está na Home Angels Campinas Nova Campinas. Agende uma avaliação sem compromisso: (19) 3201-8467 / (19) 98364-4366


___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


 



EXERCÍCIOS PARA ESTIMULAR A LINGUAGEM, COGNIÇÃO E MEMÓRIA DA CRIANÇA COM SÍNCROME DE DOWN



 


Estimular a criança com síndrome de Down desde cedo é essencial para o seu desenvolvimento, por isso ela precisa de mais tempo da família e de especialistas para adquirir e aprimorar as suas habilidades. Uma boa estimulação realizada nos primeiros anos de vida pode ser determinante para a aquisição de capacidades em diversos aspectos além dos físicos, como desenvolvimento motor, mas também de comunicação e cognição. O Movimento Down separou para você 9 exercícios super bacanas para ajudar a estimular a linguagem, cognição e memória da criança com síndrome de Down.


1) Esconda-se ou esconda objetos (“cadê? achou!”) para que o bebê desenvolva este tipo de memória: “não vejo o objeto, mas sei que ele está ali”. Esta função cognitiva é importante para que, mais tarde, ele possa relacionar cada objeto ao seu nome.


2) Dê nomes a pessoas e objetos e incentive o bebê a observá-los ao mesmo tempo em que você olha para eles. Essa capacidade, chamada de referente ocular, é essencial para o desenvolvimento da linguagem. É um modo natural de aumentar o vocabulário da criança, fazendo com que ela descubra o nome das pessoas e das coisas.


3) Os gestos também ajudam na construção da linguagem. Eles facilitam a compreensão da criança e aumentam a eficiência da comunicação. Com o tempo, eles serão substituídos por palavras.


4) Tenha em mente que, para a criança com síndrome de Down, o que é só ouvido pode ser facilmente esquecido e o que é visto tem mais chance de ser lembrado. Por isso, quando ela tiver capacidade é interessante a utilização de fotos, desenhos ou figuras para que ela possa memorizar o que aprendeu ou vivenciou.


5) Brinque de executar ordens simples: buscar o sapato da mamãe, chamar o papai na sala, colocar a mamadeira em cima da mesa, acender a luz, fechar a porta. Aos poucos, invertem-se os papeis e a criança também pode ser aquela que brinca de dar as ordens.


6) Olhe livros e revistas e vá apontando e nomeando figuras para a criança. É outro modo agradável de aumentar seu vocabulário.


7) Produza junto com a criança uma caixa que contenha objetos cujos nomes ela já entende bem. Eventualmente, peça que ela vá até a caixa, pegue determinado objeto e o traga. No dia seguinte, peça dois objetos e vá aumentando aos poucos.


8) Outra opção é preparar uma “caixa de surpresas”. Use uma caixa de sapato fechada com abertura suficiente para que a criança coloque a mão. Ponha pequenos objetos na caixa e peça para a criança retirá-los e nomeá-los.


9) Leve a criança a solucionar pequenos “problemas”: deixe objetos cobertos ou atados por um fio para que ela descubra um modo de alcançá-los. Sirva a todos na mesa e deixe que ela demonstre que você a “esqueceu”. Vista só um sapato. Entregue a mamadeira vazia. São pequenas atitudes que vão fazer com que ela desenvolva a iniciativa e resolva a questão.


fonte: Movimento Down


 


A Home Angels Nova Campinas possui uma equipe especializada de cuidadores para idosos, adultos, crianças, pós-operatório e gestantes. Quando você não estiver perto deles, a Home Angels Nova Campinas estará.


 



Você está na Home Angels Campinas Nova Campinas. Agende uma avaliação sem compromisso: (19) 3201-8467 / (19) 98364-4366


___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


 



MITOS E VERDADES SOBRE A ALIMENTAÇÃO NA GRAVIDEZ



Durante a gestação, amigos, familiares e até desconhecidos costumam encher a futura mamãe com sugestões e palpites. Todo mundo tem uma dica infalível para o fim do enjoo, para descobrir o sexo do bebê ou para garantir o crescimento saudável da criança. Mas um dos principais debates envolve o que é ou não permitido comer ao longo dos nove meses.


Aquela velha história de que grávida não deve se preocupar com a balança, uma vez que está comendo por dois, é a primeira na lista de mitos. "O ideal é a gestante ganhar de 9 a 13 quilos. Pacientes com baixo peso podem engordar até 15 quilos. Já obesas ou com sobrepeso devem fazer um controle rigoroso do peso, para ganhar o mínimo possível sem prejudicar o desenvolvimento fetal", explica o ginecologista Ricardo Luba. Para saber o que é verdade entre tantos conselhos, quatro especialistas responderam às principais dúvidas sobre a alimentação nesta fase:


Carne crua ou mal passada

Ao consumir carnes cruas ou mal passadas existe o risco de transmissão de toxoplasmose, uma doença causada por um parasita que pode causar aborto ou má formação do feto. O quadro é grave quando a gestante não apresenta imunidade ao parasita, ou seja, nunca entrou em contato com ele no passado. Os sintomas são parecidos com o da gripe e apenas exames de sangue conseguem indicar a doença. Portanto, as gestantes precisam ficar longe de pratos como carpaccio e quibe cru.


Comida japonesa

O peixe cru não é recomendado durante a gravidez. "Prefira outros pratos da culinária japonesa que sejam preparados com carnes cozidas", diz Luciana da Costa, gerente de nutrição do Hospital e Maternidade Santa Joana. No entanto, ingerir o alimento não causa aborto ou má formação do feto, como dizem. O ideal é não optar pelo peixe cru para evitar possíveis intoxicações alimentares.


Café preto e ingredientes com cafeína

Os estudos sobre os impactos da cafeína na gestação ainda são conflitantes. Mas o consumo de até 200 mg por dia, o equivalente a 300 ml de café, não demonstrou risco. "Quantidades maiores podem estar associadas a baixo peso ao nascer e maior risco de aborto espontâneo, bem como insônia, irritabilidade, dores de cabeça e desidratação da mãe", explica Luciana.


Uma taça de vinho

Não existem estudos definitivos que indiquem qual é a quantidade segura para consumo de álcool tanto na gestação quanto durante a amamentação. No entanto, algumas pesquisas indicam que o consumo em grande quantidade de bebidas alcoólicas pela gestante pode provocar atraso mental, hiperatividade, dificuldade de aprendizagem, entre outros problemas para a criança.


Comer chocolate antes de fazer um exame de ultrassom

Por ser um alimento de alta carga glicêmica (muita quantidade de açúcar por porção), o consumo pode estimular a movimentação do bebê em gestantes que estiverem de jejum prolongado. Seguindo esse raciocínio, qualquer alimento com alta quantidade de açúcar poderia promover essa alteração em gestantes em jejum", diz a nutricionista Dafne Oliveira. Vale lembrar que o chocolate pode ser um aliado na gestação, desde que consumido em pequenas quantidades. "Comer até 30 gramas de chocolate amargo por dia é benéfico para a gestante pelo teor antioxidante do cacau", explica a nutricionista Hannah Médici.


Chás

Embora alguns chás tragam a sensação de relaxamento, eles não são, geralmente, indicados para gestantes. Alguns, como o de canela e cravo da índia, podem ser abortivos por causar constrição sanguínea e dos músculos do útero. Outros, como o chá preto, podem acelerar o metabolismo e causar palpitações cardíacas. É claro que os efeitos só serão sentidos quando as bebidas forem ingeridas constantemente e em grandes quantidades. Por isso, vale conversar com o obstetra para saber o que você pode ou não beber.


Águas aromatizadas e sucos

Recomenda-se o consumo de 1,5 a 2 litros de água por dia. Com isso, a gestante garante uma melhor circulação sanguínea e a irrigação do útero e da placenta. Além disso, a água ajuda a estabilizar a pressão arterial, eliminar toxinas e manter o líquido amniótico em níveis satisfatórios. Sucos e águas aromatizadas também entram na conta.


Refrigerante

Assim como o consumo exagerado de café não é permitido, outras bebidas cafeinadas e industrializadas, como chá verde, energéticos e refrigerantes à base de cola, devem ser evitadas pela gestante. Segundo o ginecologista Ricardo Luba, a atenção deve ser redobrada no primeiro trimestre. "Após os três primeiros meses, o consumo deve ser moderado".


fonte: UolNotícias


A Home Angels Nova Campinas possui uma equipe especializada de cuidadores para idosos, adultos, crianças, pós-operatório e gestantes. Quando você não estiver perto deles, a Home Angels Nova Campinas estará.



Você está na Home Angels Campinas Nova Campinas. Agende uma avaliação sem compromisso: (19) 3201-8467 / (19) 98364-4366


 


___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ 



PIPOCA É O ANTI-IDADE MAIS EFICAZ QUE EXISTE, DIZ ESTUDO DE INSTITUTO AMERICANO  


Segundo um estudo divulgado no encontro anual da American Chemical Society (ACS), a pipoca contém muito mais antioxidantes do que as frutas. O presente na pipoca, chamado de polyphenol, assim como todo antioxidante, é capaz de combater a ação dos radicais livres, responsáveis pelos sinais do envelhecimento. A pipoca, de acordo com os pesquisadores, seria uma espécie de “elixir da juventude”, um potente desacelerador do envelhecimento.


De acordo com os pesquisadores, a pipoca contém mais antioxidantes do que as frutas e pode ter seu potencial duplicado quando preparada da maneira correta, com o mínimo de azeite extravirgem e quase zero sal.



O antioxidante presente na pipoca, chamado de polyphenol, é responsável por desacelerar o envelhecimento, pois combate a ação dos radicais livres do organismo. Por tudo isso, colabora na cura de processos de inflamações da pele, como a celulite, na prevenção de doenças, e no combate ao câncer.



Além disso, a pipoca pode proporcionar até 70% da necessidade diária de fibras do organismo. E é na casca do milho, a parte mais fibrosa do interior da pipoca, onde se encontra a maior concentração de fibras e antioxidantes.



Outros benefícios da pipoca:



- Por ser rica em fibras, equilibra os níveis do colesterol bom e ruim, melhora os picos de insulina para pacientes com diabetes, facilita os processos digestivos e eliminação de toxinas, reduzindo também o peso corporal.



- Na parte branca da pipoca está o amido resistente, um alimento prebiótico que é fermentado no intestino grosso e produz ácidos graxos que contribuem muito para a saúde do cólon. Eles inibem o crescimento de células cancerígenas devido à redução do pH nessa região.



- Em quantidade moderada (20 gramas ou 1 xícara e meia) diária pode contribuir para a perda de peso, seguindo as orientações de preparo sem exagero de azeite extravirgem, manteiga ou temperos prontos;



- Na dieta, a pipoca pode substituir um lanche ao longo do dia.


 


fonte: Bolsa de Mulher


 


A Home Angels Nova Campinas possui uma equipe especializada de cuidadores para idosos, adultos, crianças, pós-operatório e gestantes. Quando você não estiver perto deles, a Home Angels Nova Campinas estará.


 



Você está na Home Angels Campinas Nova Campinas. Agende uma avaliação sem compromisso: (19) 3201-8467 / (19) 98364-4366


___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


 



PORTUGUESES DESCOBREM MOLÉCULA RESPONSÁVEL PELA DOENÇA DE ALZHEIMER


A perda da memória na doença de Alzheimer resulta da deterioração da comunicação entre neurónios, mas não se sabia como ocorre esta deterioração. Foi agora descoberto que a degeneração e perda de memória dependem do ATP, que funciona como molécula energética no interior das células, mas é um sinal de perigo quando libertado das células.



A descoberta é de uma equipa de investigadores do Centro de Neurociências e Biologia Celular (CNC) da Universidade de Coimbra (UC), fruto de sucessivos estudos realizados ao longo da última década, tendo identificado um mecanismo celular ativado pelo ATP que está presente durante o desenvolvimento neuronal e que é anormalmente reativado em modelos animais de doença de Alzheimer, podendo estar na origem da perda de sinapses, que são contactos entre neurónios essenciais para a sua correta comunicação.


Esta equipa de investigação, coordenada por Ricardo Rodrigues, acaba de ser distinguida com 100 mil dólares pela Alzheimer Association, uma organização voluntária norte-americana para a saúde, sediada em Chicago, líder mundial no apoio, tratamento e investigação em Alzheimer, quer financiando a investigação para o combate a esta e outras formas de demência, quer no apoio aos doentes de Alzheimer.


 


O financiamento vai permitir avaliar se este novo mecanismo contribui para a perda sináptica e de memória na fase inicial da doença de Alzheimer.


"O ATP ativa um recetor na membrana dos neurónios, desencadeando uma cascata de eventos intracelulares que favorece a perda estrutural das sinapses. O recetor para o ATP que identificámos como estando envolvido neste processo degenerativo induz modificações na atividade de proteínas envolvidas na manutenção do esqueleto celular, comprometendo a estabilidade das sinapses", explica Ricardo Rodrigues.


Assim, prossegue, "com a demonstração de que o mecanismo agora identificado contribui para a perda das sinapses estaremos mais perto de identificar um alvo terapêutico que impeça o aparecimento da doença de Alzheimer".


Os investigadores acreditam que este mecanismo característico da fase de desenvolvimento neuronal é reativado em situações patológicas como uma tentativa frustrada de recuperar a normal função cerebral, mas que devido ao contexto inadequado torna-se prejudicial.


Com o financiamento da Alzheimer Association "vamos testar em modelos animais (ratinhos) se o bloqueio deste recetor previne a degeneração sináptica e a perda de memória associada. Em linguagem simples, encontrar uma estratégia terapêutica que evite o surgimento da doença de Alzheimer", realça o coordenador da pesquisa.


Os investigadores do CNC acreditam ainda que se for determinada uma estratégia eficaz para a doença de Alzheimer, "também será para outras doenças neurodegenerativas, que deverão partilhar este mesmo mecanismo de degeneração e morte celular. No futuro, poderemos ter um único medicamento para tratar diversas patologias que afetam o sistema nervoso central".


 


fonte: SapoLifeStyle


 


A Home Angels Nova Campinas possui uma equipe especializada de cuidadores para idosos, adultos, crianças, pós-operatório e gestantes. Quando você não estiver perto deles, a Home Angels Nova Campinas estará.


 



Você está na Home Angels Campinas Nova Campinas. Agende uma avaliação sem compromisso: (19) 3201-8467 / (19) 98364-4366


___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


 



O AÇÚCAR É O MAIOR VENENO QUE DAMOS ÀS CRIANÇAS 



Júlia Galhardo, pediatra: "Os médicos só têm formação em nutrição se a procurarem"


 Júlia Galhardo, pediatra: "Os médicos só têm formação em nutrição se a procurarem"


 


 


 



Quando as crianças não têm excesso de peso  é mais difícil que as famílias percebam os perigos do açúcar em excesso?



Sim. Os pais não devem ficar descansados quando o seu filho, que come muitos doces, é magro. Muitos desses meninos, que são longilíneos, têm alterações dos lípidos no sangue, têm problemas de aterosclerose. Não são gordos, mas têm alterações metabólicas. Nem tudo o que é mau se vê. Nem tudo o que é mau dói. A hipertensão não dói, a diabetes não dói. Não doem, mas matam. E, mesmo quando existe excesso de peso, os pais não dão a devida importância. Acham que a criança vai esticar quando crescer, como se fosse plasticina, e que o problema vai desaparecer. Só começam a perceber que há, de facto, um problema quando as análises dão para o torto. Quando o colesterol ou os glícidos ou o ácido úrico vêm aumentados, quando as análises revelam inflamação...


 


 



E as crianças que segue na consulta de obesidade têm, frequentemente, problemas nas análises?



Mais de 90 por cento das vezes. O que eu até agradeço, inicialmente. Porque é a única forma que tenho de mostrar aos pais que alguma coisa não está bem. Eu ajudei a começar esta consulta em 2006. Estamos em 2015 e vejo crianças mais obesas, com maiores problemas nas análises e em idades mais precoces. Ontem vi uma criança que tinha 10 meses e pesava 21 quilos. Tenho adolescentes com diabetes tipo 2, com hipertensão, com colesterol elevado. Patologias que, quando eu andava na faculdade, eram ditas de adulto, na pediatria não se falava! Surgiam aos 40 anos, agravavam aos 60 e tinham consequências mesmo palpáveis aos 80. Esses problemas são cada vez mais precoces e cada vez têm consequências mais graves. Quanto mais precocemente surgem, mais graves se tornam.


 


 



Como é que se explicam mudanças tão significativas no espaço de uma geração?   



Traduz toda uma modificação ambiental, porque a genética não muda numa geração. Se tiver dois gémeos, iguaizinhos, monozigóticos - em que o genoma é precisamente o mesmo - e  os sujeitar a ambientes diferentes, eles vão desenvolver problemas diferentes. Fazer menos e comer mais, foi isto que mudou no ambiente que nos rodeia. E comer mais erradamente. Come-se mais do pacote da prateleira. Produtos em que, além daquilo que parece que lá está, estão inúmeras coisas que os pais não identificam.


 


 



Por exemplo?



Os açúcares. Os pais só identificam a palavra "açúcar". Se eu lhe chamar glícidos, dextrose, maltose, frutose, xarope de milho... Tudo isso é de evitar, mas os pais não identificam isso como açúcar. E a quantidade de açúcar que as crianças ingerem, diariamente, é assustadora. Tudo o que é processado e vem num pacote tem açúcar. Basta olhar para o rótulo. Se eu não conseguir ensinar mais nada na minha consulta, consigo ensinar, pelo menos, que é importante olhar para o rótulo. E que o ideal é escolher produtos sem rótulo, sem lista de ingredientes: aqueles que vieram da terra ou do mar ou do rio.  É a melhor forma de evitar o açúcar. 


 


 



Costuma envolver os avós, a família alargada, nas consultas?



Os avós têm um papel fundamental! Os avós são do tempo em que não havia esta parafernália do pacote. O doce era o mimo do dia de festa. Mas transformam este mimo num bolo ou num chocolate todos os dias. Porque... "coitadinho do menino". Eu peço aos avós, por favor, que transformem estas coisas em mimos de abraços, de afetos. Que vão com eles ao parque brincar, ver o pôr do sol, fazer castelos de areia. Que os ensinem a cozinhar coisas saudáveis. A fazer pão, salada de frutas. Eu aprendi a fazer pão com a minha avó e ainda hoje me lembro. Peço aos avós que nos ajudem a modificar esta carga. E que percebam que, hoje em dia, o maior inimigo dos seus netos é o açúcar. A comida não é castigo nem prémio. 


 


 



Começa a ser frequente ouvir especialistas dizer que, um dia, olharemos para o açúcar como olhamos hoje para o tabaco. Concorda?



Eu acho que ainda é pior. O açúcar, em termos neurológicos, e de neurotransmissores, e de prazer, e da precocidade com que é introduzido, tem consequências mais nefastas do que o tabaco. A frutose, a dextrose, todos os açúcares criam dependência. Entramos no domínio dos recetores cerebrais, no domínio do prazer, da compensação, do conforto. Se eu me habituar a consumir açúcar e a ter prazer pelo açúcar, há modificações epigenéticas - genes que são acionados e que fazem com que eu passe a ter mais tendência para o açúcar. Ou para o sal. E a mesma dose não surte o mesmo efeito a longo prazo. Portanto vou aumentando o açúcar.


 


 



Qual é o limite máximo, se é possível responder a isto, que uma criança deve consumir de açúcar por dia?



O mínimo possível. Não tenho número para lhe dar. E quanto mais tarde, melhor. É óbvio que precisamos de açúcar, nomeadamente de glicose, porque é esse o nosso combustível. É a nossa lenha celular. Mas não é disso que estamos a falar quando dizemos a palavra açúcar.


 


 



Os açúcares de que precisamos estão presentes nos alimentos.



Claro. Nos cereais, no leite e derivados, nas frutas.


 


 



Como é que explica, às crianças e aos pais, os efeitos do açúcar na saúde?



Aos mais pequeninos costumo dizer que o açúcar é um bocadinho venenoso. Aos pais explico que o açúcar adicionado causa os mesmos problemas metabólicos que o álcool. Lembro que o álcool vem, precisamente, do açúcar. Do açúcar dos tubérculos, do açúcar das frutas. E que a consequência é exatamente a mesma: o chamado "fígado gordo". A curto prazo traduz-se em alterações nas análises. Mais tarde traduz-se em tudo aquilo que contribui para o síndrome metabólico: diabetes tipo 2, hipertensão arterial, alteração do colesterol no sangue, aumento do ácido úrico. E, a longo prazo, tudo isto se traduz em alterações cardiovasculares. Enfarte precoce do miocárdio, acidente vascular cerebral... São doenças que os pais associam aos pais deles.


 


 



E não aos seus filhos.



E não aos seus filhos. Mas, se assim continuarem, vão presenciá-las nos filhos. Estarão vivos, ainda, para as presenciar nos filhos. Porque um adolescente que é diabético tipo 2, 20 anos depois vai ter problemas desta diabetes. E, se for uma menina, é exponencial, porque vai gerar um bebé neste ambiente intrauterino. Em que a própria carga genética -- que não é alterada, porque genes são genes -- vai ser ativada ou inibida de acordo com o ambiente que lhe estamos a dar in utero. É assustador.


 


 



Estudos recentes, como o EPACI Portugal 2012 ou o Geração 21, mostram que as crianças portuguesas começam a consumir doces muito cedo, a partir dos 12 meses. Aos 4 anos mais de metade bebe refrigerantes açucarados diariamente e 65% come doces todos os dias. É por falta de informação?



Alguns pais ficarão chocados, mas há uma expressão para o abuso do açúcar em idades tão precoces: maus tratos. Os meninos já não sabem o que é água. Os meninos, ao almoço e ao jantar, bebem refrigerantes. Não acredito que seja falta de informação. Toda a gente sabe que bolachas com chocolate, leite achocolatado, gomas, bolos, estas coisas, fazem mal. É a ambiência, é o corre-corre. É porque é mais fácil ir no carro a comer bolachas e sumo, a caminho da escola. Para alguém que já se deita muito tarde, porque tem tarefas sobreponíveis, pode ser difícil acordar meia hora mais cedo para preparar um bom pequeno-almoço. 


 


 



Como é um bom pequeno-almoço?



Deve ter três componentes: fruta, um componente do grupo dos cereais e leite ou derivados. Quando a criança tem mais de 3 anos, estamos a falar de produtos meio gordos. Os cereais podem ser, por exemplo, papas de aveia, pão fresco ou torradas. Pão da padaria, não é pão de forma. Porque o pão de forma tem, além de imensos aditivos, açúcar. O pequeno-almoço deve ser variado, ao longo da semana, e deve garantir 20 a 25% da quantidade diária de calorias. Nem um por cento das pessoas faz isto. E o stress é o centro de toda esta nossa conversa. É o centro de todas estas alterações que nós estamos a sofrer. Porque os pais não têm tempo, porque chegam a casa e estão estoirados. Não há tempo para ser criança, não há tempo para ser pai. Para estar à mesa meia hora a contar o dia de cada um. As nossas crianças não dormem o que deviam. A sociedade moderna está a adoecer os seus cidadãos.


 


 



Os médicos têm suficiente formação sobre nutrição?



Não. Só se a procurarem. Se não a procurarem, não têm. Falo-lhe do meu curso, que foi há uma década, e falo-lhe de agora. Apesar de haver alguma modificação, não é suficiente. A nutrição é vista como secundária. Não é fármaco, não é vista como tratamento. Mas é. Por exemplo, após uma cirurgia, se não houver uma nutrição adequada, o organismo não consegue organizar o colagénio e tudo o que favorece o processo de cicatrização, para sarar. Na oncologia, por exemplo, há muito cuidado em várias terapias, mas muito pouco cuidado na parte da nutrição. A alimentação está na base da saúde e da doença.


 


 



É favorável a taxas sobre os produtos mais açucarados, como acontece em países como França, Hungria ou Finlândia?



Para não criar tanta polémica: e se deixássemos de taxar aqueles que são frescos, por exemplo? Peixe. Fruta, nomeadamente a portuguesa. Os legumes, os hortícolas. O nosso leite dos açores. Com tudo isto, é possível fazer refeições saudáveis para os meninos. Mas, se vir o IVA dos seus talões de supermercado, poderá constatar que há coisas que não deveriam ser taxadas ao nível que são.


 


 



Por exemplo?



Alguns refrigerantes são taxados a seis por cento. Mas a eletricidade e o gás, por exemplo, estão à taxa mais alta. Consegue cozinhar sem eletricidade e sem gás? Não é um produto de luxo. Às vezes sentimo-nos a puxar carroças sozinhos. E nós contra a indústria não temos muita força. Eu gostaria de perceber porque é que é permitido oferecer brinquedos com alimentos que são considerados nefastos. Pior: brinquedos colecionáveis. O problema é que cada governo preocupa-se a quatro anos. E os ministérios trabalham cada um por si. 


 


 



O Ministério da Educação reduziu, em 2012, a carga horária de Educação Física no terceiro ciclo e no ensino secundário. E a nota de Educação Física deixou de contar para a média de acesso ao ensino superior.



Pior do que reduzir as aulas de educação física, é vê-las como supérfluas. Eu vou-lhe confessar: eu era péssima. Era um desastre. E também era obesa. Portanto, estou à vontade para falar disto. E digo isto aos meus doentes, porque acho que os estimula. Tenho saudades de crianças que esfolavam os joelhos em cima do que já estava esfolado. Não vejo isto hoje em dia. Não é que goste de ver meninos magoados. Mas significa que estão quietos. Quando muito, têm tendinites nos polegares, que vai ser a doença ortopédica do futuro. E miopia.


Estive três anos num hospital no Reino Unido, onde via adolescentes, sem patologias de base, com obesidade simples, deitados numa cama, que nem banho conseguiam tomar. Nós sabemos isto. Não há falta de informação, há inércia. Eu não queria que o meu país fosse para aí, não queria que a geração que vem a seguir a mim fosse para aí.


 


 



E está a ver o país ir para aí?



Estou. E não há prevenção, não há comportas. Estou a tentar montar um projeto para chegar aos pais e às crianças nos jardins de infância e nas escolas. Sinalizar para os centros de saúde, através da saúde escolar, crianças que estão a começar a ter peso a mais. A este hospital só deveria chegar a obesidade que tem uma causa endócrina, genética, ou que, não a tendo, já tem consequências. Mas há centros de saúde que nem nutricionistas têm. Isto, a longo prazo, paga-se com juros. Basta fazer contas. Basta ver a carga que são as consultas de obesidade, que eu já não sei o que hei de fazer a tanta consulta que me pedem. Uma consulta hospitalar de nível 3, como esta, tem um custo. Pais que faltam ao trabalho para vir com os meninos tem um custo. Fora as consequências que vêm por aí. A obesidade é a epidemia do século XXI. Mas como, ao contrário das infeções, o impacto não é imediato -- é a 10, 20, 30 anos -- ninguém olha para ela como tal. Só quando se transformar na epidemia de doença, e não na epidemia de caminho para a doença, é que vamos tentar travar. Mas já não vamos travar nada, porque já tivemos o acidente completo. E aí vamos gastar o dobro. E já nem estou a falar só de saúde e de vida. De anos de saúde e de vida que se poderiam poupar. Falo da questão monetária, porque parece que é aquilo que as pessoas entendem melhor atualmente.


 


 



 Fonte: Visão



 


 


A Home Angels Nova Campinas possui uma equipe especializada de cuidadores para idosos, adultos, crianças, pós-operatório e gestantes. Quando você não estiver perto deles, a Home Angels Nova Campinas estará.


 



Você está na Home Angels Campinas Nova Campinas. Agende uma avaliação sem compromisso: (19) 3201-8467 / (19) 98364-4366


___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


 




fiogf49gjkf0d

8 ALIMENTOS QUE MELHORAM A MEMÓRIA E A RAPIDEZ DE RACIOCÍNIO 


Os alimentos são um dos fatores que mais influenciam o bem-estar do nosso corpo, pois tudo o que consumimos afeta nossa saúde.

 

O cérebro sofre muito com os efeitos da má alimentação, especialmente na parte dos neurotransmissores, que são responsáveis pela transmissão de impulsos nervosos aos neurônios.


Assim, os alimentos podem alterar nosso sono, humor e comportamento.

 

É interessante ter uma reeducação alimentar e manter uma dieta saudável.

 

Existem fatores que são importantes para saúde mental, como a ingestão balanceada de calorias e cafeína.

 

Também é essencial à saúde o consumo de nutrientes como sais minerais, proteínas, vitaminas, gorduras e hidratos de carbono.

 

É importante lembrar que tanto a falta de nutrientes quanto o excesso deles causam prejudicam o funcionamento no cérebro.

 

Aqui estão alguns dos alimentos que lhe darão disposição, concentração e memória:

 

1. Peixes

 

São ricos em ômega 3 e ômega 6, que são essenciais para melhorar e acelerar a aprendizagem.

 

2. Maçãs

 

São ricas em vitamina C e antioxidantes, que protegem o cérebro contra os radicais livres.

 

Elas também ajudam a combater doenças como Alzheimer e Parkinson, reduzem o colesterol ruim (LDL), ajudam na saúde do coração, além de proteger contra o câncer.

 

É recomendado comer a casca da maçã, mas só se for orgânica.

 

3. Frutas vermelhas (ameixa, framboesa, amora, goji berry)

 

Elas têm a vitamina C, ácido fólico, ácido cítrico, cálcio, potássio, magnésio, antioxidante e auxiliam na prevenção do envelhecimento da célula.

 

Estas frutas são anti-inflamatórias, evitam danos no cérebro e ajudam a melhorar o nosso intelecto.

 

Além disso, elas nos protegem da perda de memória devido à idade e de doenças como Parkinson e Alzheimer.


4. Linhaça

 

Possui muitas vitaminas e minerais importantes para o sistema nervoso, além de conter ômega 3.

 

A linhaça melhora a função cerebral.

 

E não só isso: ela ajuda a reduzir a inflamação e a melhorar a circulação.

 

5. Nozes

 

São altamente ricas em minerais, como potássio, fósforo, zinco, ferro, magnésio, cálcio, vitaminas B e E.

 

Elas ajudam a saúde do cérebro e reduzem as doenças cardíacas.

 

São utilizadas para melhorar a memória e para dar suporte nas funções cognitivas.

 

É recomendado comer um punhado de nozes diariamente.

 

6. Azeite de oliva e abacate

 

Eles mantêm a estrutura dos neurônios e a integridade dos vasos sanguíneos.

 

7. Chocolate amargo

 

É um chocolate com maior percentual de cacau.

 

Ele estimula o cérebro, melhorando sua circulação sanguínea e ajuda a evitar problemas no coração.

 

Além disso, fortalece o cérebro de pessoas que sofrem de insônia, retarda o envelhecimento e impede o desenvolvimento tanto da hipertensão como da diabetes.

 

8. Aipo (o mesmo que salsão)

 

É um alimento que contém propriedades benéficas para a nossa memória e possui luteolina, um flavonoide capaz de reduzir o envelhecimento das moléculas que inflamam o cérebro.

 

Ele é antioxidante, antibacteriano, purifica o sangue, elimina o ácido úrico e reduz a inflamação do cérebro.

 

O aipo também diminui as dores de cabeça e a enxaqueca.

 

Além do consumo desses alimentos, recomendamos que você evite consumir alimentos processados, ricos em açúcar e os que contêm conservantes e aditivos.

 

 FONTE: Cura Pela Natureza

A Home Angels Nova Campinas possui uma equipe especializada de cuidadores para idosos, adultos, crianças, pós-operatório e gestantes. Quando você não estiver perto deles, a Home Angels Nova Campinas estará.


 



Você está na Home Angels Campinas Nova Campinas. Agende uma avaliação sem compromisso: (19) 3201-8467 / (19) 98364-4366


___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


 



REMÉDIO ADESIVO PARA PARKINSON CHEGA AO BRASIL


Aplicado sobre a pele, o Neupro libera a medicação de forma estável e contínua durante de 24 horas.


As vantagens são que ele evita que o paciente esqueça de tomar o medicamento na hora certa e substitui até 8 comprimidos que os doentes mais graves são obrigados a tomar.


Por ser adesivo, o remédio entra direto pela pele, sem passar pelo trato gastro-intestinal, o que poderia causar náuseas.


Efeito


O medicamento é um agonista dopaminérgico, o que significa que age diretamente nos receptores de dopamina, um neurotransmissor responsável pelos movimentos. Assim, é eficaz no controle dos distúrbios motores.


Mais de 190 mil pacientes já são tratados com Neupro em todo o mundo.


Ele está disponível em 40 países e é produzido pelo laboratório UCB, de Bruxelas, na Bélgica.


Como aplicar


O paciente tem que aplicar o adesivo sobre a pele limpa, seca e saudável nas áreas dos ombros, braços ou abdômen e deixá-lo por 24 horas no mesmo local.


Ao substituir por outro adesivo, deve aplicá-lo em um local diferente.


O Neupro pode ser utilizado tanto na fase inicial, quanto nas mais avançadas da doença de Parkinson.


Quanto antes o paciente for diagnosticado e começar o tratamento, melhores serão os resultados.


O valor do medicamento não foi divulgado.


 


fonte: Só Notícia Boa


 


A Home Angels Nova Campinas possui uma equipe especializada de cuidadores para idosos, adultos, crianças, pós-operatório e gestantes. Quando você não estiver perto deles, a Home Angels Nova Campinas estará.


 



Você está na Home Angels Campinas Nova Campinas. Agende uma avaliação sem compromisso: (19) 3201-8467 / (19) 98364-4366


___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


 



NOVO ESTUDO SUGERE CAMINHO PARA FREAR ALZHEIMER


Um estudo britânico sugere que o bloqueio da produção de nova células do sistema imunológico no cérebro pode reduzir problemas de memória comuns em casos do mal de Alzheimer.


Pesquisadores da Universidade de Southampton dizem que a descoberta reforça a teoria de dá ainda mais credibilidade à teoria de que a doença é provocada por inflamação no cérebro.


Um remédio usado para bloquear a produção destas células imunológicas -- chamadas micróglias -- no cérebro de ratos teve resultados positivos.


Os especialistas afirmam que os resultados são animadores e poderão levar à criação de novos tratamentos para a doença.


A maioria dos medicamentos usados atualmente para tratar demência têm como alvo as placas amilóides detectadas no cérebro de pessoas com o mal de Alzheimer.


Mas esta última pesquisa sugere que, na verdade, é preciso enfrentar a inflamação no cérebro causada pelas células micróglias para conter o avanço da doença.


A pesquisa foi publicada na revista especializada Brain.


 


 


 



Próximo passo



Diego Gomez-Nicola, pesquisador líder do estudo, disse que a descoberta expôs o papel ativo destas células imunológicas do cérebro no desenvolvimento do mal de Alzheimer.


"O próximo passo é trabalhar com nossos parceiros na indústria (farmacêutica) para encontrar um remédio seguro e compatível que possa ser testado para ver se funciona em humanos", disse.


 


 


 



Carência de remédios



Os ratos da pesquisa receberam o medicamento para bloquear o receptor CSF1R responsável pelo aumento das micróglias no cérebro, pela diminuição da memória e por problemas de comportamento que foram notados durante a pesquisa.


O remédio também evitou a perda de pontos de comunicação entre células nervosas no cérebro, o que geralmente ocorre nas pessoas que sofrem do mal de Alzheimer.


Mark Dallas, professor especializado em neorociência celular e molecular na Universidade de Reading, também na Grã-Bretanha, disse que esta é uma "descoberta animadora" que pode explicar "a razão de os medicamentos criados para combater o Alzheimer não terem sido bem-sucedidos até agora".


"Esta pesquisa científica básica fornece provas convincentes, mas o desafio agora é desenvolver medicamentos para pessoas com demência, então nós aguardamos o desenvolvimento de tratamentos clínicos com muito interesse. Frequentemente este é o obstáculo para transformar as observações de laboratório em terapias viáveis", acrescentou.


Doug Brown, diretor de pesquisa da organização britânica Alzheimers Society, disse que as descobertas dos pesquisadores da Universidade de Southampton são "promissoras".


"Com uma população que está envelhecendo e nenhum novo medicamento para a demência (lançado) em mais de uma década, a necessidade de encontrar tratamentos que possam desacelerar ou parar o avanço da doença é maior do que nunca", disse.


fonte: Uol Notícias


 


A Home Angels Nova Campinas possui uma equipe especializada de cuidadores para idosos, adultos, crianças, pós-operatório e gestantes. Quando você não estiver perto deles, a Home Angels Nova Campinas estará.


 



Você está na Home Angels Campinas Nova Campinas. Agende uma avaliação sem compromisso: (19) 3201-8467 / (19) 98364-4366


___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


 






Solicite uma avaliação diagnóstica gratuita

Para expor suas necessidades e conhecer nossos planos e atendimento,
contate a Home Angels mais próxima