Os desafios do cuidador de idosos: como os profissionais da saúde fazem a diferença
Auxiliando a vida e a rotina das pessoas que já vivem a terceira idade, os cuidadores de idosos são essenciais para um dia a dia seguro e ativo. Entenda agora, a importância do acompanhamento desses profissionais da saúde!
Alcançar a terceira idade é um grande prestígio da vida, afinal, muitas pessoas nessa faixa de idade têm a oportunidade de ver sua família crescer, realizar diversos sonhos etc. Contudo, o tempo também traz alguns limites que exigem mais dos mais velhos. E é aí que profissionais que atuam como cuidador de idosos ganham destaque.
Auxiliando em tarefas, supervisão e outras atividades diárias, os cuidadores possibilitam a flexibilidade no dia a dia e tranquilidade dos familiares. Por isso, preparamos um material especial para mostrar como esses profissionais fazem mais diferença do que se imagina.
Acompanhe esse informativo até o fim e tenha uma ótima leitura!
Limites físicos – o primeiro obstáculo vencido pelo cuidador de idosos
Primeiramente, os problemas que afetam quase toda pessoa de idade avançada são os limites físicos. Sendo assim, esses problemas adquiridos com o tempo afetam capacidades como:
– Movimentação do corpo;
– Reflexos;
– Visão;
– Audição;
– Equilíbrio;
– Força muscular;
– Resistência óssea.
E, por mais comum que seja, esses problemas ainda não receberam soluções que facilitem tarefas diárias, como:
– Tomar banho;
– Subir degraus;
– Levantar objetos;
– Praticar certas atividades físicas;
– Se alimentar.
Sendo assim, com a presença de um cuidador de idosos junto a um parente de idade avançada, a segurança de que não haverá dificuldades durante o dia é garantida.
Riscos de acidente – cuidado em cada obstáculo
Como falamos acima, subir degraus torna-se uma movimentação que não é tão fácil para os idosos. Logo mais, essa dificuldade pode alavancar uma queda, com consequências severas dependendo das condições físicas do idoso. Ainda mais, precisamos lembrar que subir uma escada não é o único fator de risco que está presente nas casas.
Chão liso ou escorregadio, objetos no caminho, pequenos degraus entre patamares e tapetes, também trazem riscos de acidentes dentro de casa. Contudo, tendo a supervisão de um cuidador constantemente, você garante o auxílio na movimentação dos mais velhos dentro de casa e evita que acidentes aconteçam.
Também é preciso destacar uma coisa muito importante: acidentes afetam com maior gravidade os mais velhos. Isso porque, como a resistência física diminui, impactos por quedas e batidas causam lesões mais severas, que demoram mais tempo para serem curadas.
Sendo assim, quem tem o apoio do cuidador de idosos pode sair para o trabalho ou outros compromissos, seguro de que tudo estará bem em casa.
Cuidador de idosos – supervisão constante e preventiva
Um grande problema para quem não consegue acompanhar a rotina dos parentes mais velhos, é não saber se há algo tirando o conforto deles, ou se está correndo tudo bem. Isso porque, buscando não incomodar, é comum o comportamento dos idosos em omitir alguns problemas diários, mesmo que pequenos.
Porém, tendo um cuidador ao lado supervisionando e fazendo companhia, é mais fácil identificar situações como:
– Se as refeições estão sendo feitas corretamente;
– Alguma dor que vem incomodando há um tempo;
– Vontade de realizar uma atividade nova;
– Se o idoso sente mais cansaço ou indisposição constantemente.
Sendo identificado e notificado aos parentes que contratam o cuidador de idosos, é mais fácil tomar atitudes preventivas, realizando consultas ao médico e entendendo melhor o que pode ser feito para fazer o seu dia a dia mais confortável.
Atendimento domiciliar – comodidade ao idoso e ao cuidador
Sem dúvidas, a condição que mais aumenta a aceitação do idoso em receber ajuda de um profissional, é que não precisa ir a um ambiente desconhecido para receber auxílio. Além da aceitação em ter um cuidador, essa modalidade de atendimento home based gera benefícios para:
– O idoso: que já está totalmente à vontade dentro de casa, sabe onde estão as coisas que precisa e tem maior liberdade para fazer suas atividades;
– Para o profissional: por poder focar em um único idoso dependente de seus cuidados.
Outra questão do home based que merece um destaque especial é a flexibilidade para o tempo do profissional. Isso porque, o horário que o mesmo precisa cumprir já é estabelecido na solicitação do serviço. Ou seja, se o idoso precisa de supervisão nas manhãs e horários de almoço, o cuidador já tem tempo livre durante as tardes e noites.
Oportunidade para quem quer trabalhar fazendo a diferença
Como citamos há pouco, a modalidade home based possibilita mais flexibilidade de tempo ao cuidador. Logo, este profissional da franquia de cuidadores consegue se planejar melhor e atender mais de um idoso durante o dia.
Ou então, ao invés de usar o período sem trabalho para buscar mais pessoas que precisem de auxílio, o supervisor também pode usar este tempo para dar mais atenção a algo da sua vida pessoal.
Agora que você já sabe mais sobre como um único cuidador de idosos faz a diferença na vida dos mais velhos, não esqueça de seguir as nossas redes sociais e ficar por dentro das novidades da Franquia Home Angels. Acesse o nosso site para mais informações ou entre em contato com a nossa equipe.
Nos vemos em breve!